Uber e Volvo juntam-se para testar carros sem condutor

Uber quer fornecer sistemas de condução autónoma para marcas automóveis
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Uber e Volvo anunciaram esta quinta-feira uma parceria para testar carros sem condutor já a partir do final deste mês. As duas empresas vão investir 300 milhões de dólares para desenvolver um automóvel totalmente autónomo que vai começar a ser comercializado em 2021.

A Uber vai transformar uma frota de 100 SUV XC90 e instalar dezenas de sensores, que vão recorrer a câmaras, lasers, radares e recetores de GPS para evitar acidentes. Os carros vão estar disponíveis a partir do final deste mês na baixa da cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, escreve esta quinta-feira a Bloomberg.

Os passageiros poderão chamar estes carros através da aplicação da Uber. Estas viagens vão ser gratuitas. Na fase de testes, os carros da Volvo vão ser supervisionados por engenheiros especializados, que vão sentar-se no lugar do condutor e que vão ter sempre as mãos no volante.

A parceria é anunciada cerca de um mês depois de a Volvo ter indicado que quer começar a vender, a partir de 2021, carros sem condutor que possam circular nas autoestradas.

"Quer a Uber quer a Volvo vão usar a mesma base para a próxima etapa da estratégia de carros autónomos de cada uma das marcas. Isto vai levar a Uber a instalar sistemas próprios para condução autónoma nos carros da Volvo", indica o comunicado conjunto das duas marcas citado pelo Financial Times.

A Uber acredita que, a longo prazo, os preços vão descer tanto que o custo por quilómetro de um carro sem condutor da aplicação será mais barato do que se for usado um carro privado. Para o presidente da Volvo, Hakan Samuelsson, "Isto pode ser visto como uma ameaça. Nós vemos isto como uma oportunidade".

A plataforma de transportes norte-americana não quer transformar-se, no entanto, numa fabricante de carros. Quer é concentrar-se no desenvolvimento de sistemas para a condução autónoma e fornecer estes produtos a marcas automóveis.

O líder da Uber, Travis Kalanick, acredita que a recolha de dados das viagens da aplicação pode acelerar o desenvolvimento destes sistemas. "Ninguém constrói um sistema que possa guiar um carro de forma segura sem um humano", refere em declarações à Bloomberg.

Exemplo disso é a parceria entre a Uber e a Toyota. O grupo automóvel japonês anunciou no final de maio um investimento estratégico na startup mais valiosa do mundo.

Este anúncio foi feito dois dias depois de a Ford ter anunciado o início da comercialização em série de um carro sem condutor em 2021, tentando concorrer com marcas como a Tesla e a BMW.

Cada vez mais grupos automóveis estão a apostar em parcerias com empresas de mobilidade, como a General Motors, que investiu 500 milhões de dólares na Lyft, e o grupo Volkswagen, que investiu 300 milhões de dólares na Gett, outra rival da Uber.

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