

Um em cada cinco portugueses apresenta risco de dependência do telemóvel, conclui um estudo conduzido pela Nova Information Management School (NOVA IMS), revelado esta quarta-feira.
Num comunicado enviado à redação, a NOVA IMS assevera existir uma "tendência alarmante para a dependência" de dispositivos móveis e, por isso, sublinha a "importância de desenvolver estratégias que incentivem um uso mais saudável dos dispositivos móveis, para mitigar os riscos de dependência e promover um equilíbrio entre a vida digital e real".
Vamos a dados. Num inquérito online a maiores de 18 anos, "mais de 45%" dos inquiridos afirmou consumir mais de três horas por dia em dispositivos móveis em atividades não relacionadas com o trabalho. Acresce qu um em cada cinco estar mais exposto ao risco de dependência, "sendo esta proporção mais acentuada entre os jovens de 18 a 34 anos, onde se verifica um risco de 38%".
O estudo identificou, ainda, que as redes sociais e aplicações de entretenimento "são especialmente propensas a incentivar a dependência nos utilizadores, com uma maioria superior a 70% dos inquiridos a admitir um uso considerável destas plataformas".
Para Diego Costa Pinto, professor da NOVA IMS e subdiretor da área de investigação, há dados a indicar que "a relação de dependência dos portugueses face aos seus dispositivos móveis seja mais forte do que o inicialmente previsto".
"A elevada frequência de uso e o significativo risco de dependência, especialmente entre os mais novos, alerta para a necessidade de promover uma utilização mais consciente e equilibrada da tecnologia", acrescenta.