Assinalam-se agora 10 anos sobre uma das ações de comunicação mais espetaculares e bem-sucedidas de sempre. No centro de tudo estava uma boa história, que foi devidamente suportada por um investimento à altura capaz de garantir todos os meios. O impacto do salto a partir da estratosfera foi global e continua hoje a fazer-se sentir..Estamos em pleno tabuleiro da Ponte 25 de Abril e passam poucos minutos das sete da manhã. Muito convenientemente, o trânsito pára a meio do tabuleiro na direção de Lisboa. Abre-se uma porta donde sai Felix Baumgartner. O austríaco enverga um fato-macaco azul com uma mochila às costas, sendo perfeitamente confundido com um operário. Sem demoras, inicia a subida do pilar norte - tendo pela frente cerca de 70 metros de escadas. É tudo muito rápido. Quando alcança o topo, a 140 metros de altura, não hesita: lança-se triunfante sobre a cidade ainda a acordar, para espanto dos automobilistas que circulam. Lá em baixo no rio espera-o um bote com apenas três metros de comprimento. O alvo é atingido na perfeição e o barco arranca sem demoras para a Doca de Santo Amaro, mesmo ali ao lado..Entretanto, a segurança da ponte ativou um alerta e a consequência está à vista, com a presença de uma patrulha da Polícia Marítima. Os agentes da autoridade não queriam prender o ás do paraquedismo, algo muito frequente na sua carreira. O objetivo era simplesmente confirmar que estava bem de saúde e que o caso não era de suicídio. O número foi filmado e por magia veio a abrir os telejornais dessa noite. Missão cumprida!.O episódio anterior remonta a 1999 e foi uma das primeiras ações de comunicação (clandestinas) que tive o prazer de coordenar. Baumgartner deu que falar na altura, mas foi mesmo em 2012 que o seu nome entrou para a história. Faz agora 10 anos que este aventureiro protagonizou um incrível salto a partir de uma cápsula que atingiu a estratosfera a 39 mil metros de altitude. Em direto para o mundo pela TV e internet, foi o primeiro ser humano a ultrapassar a velocidade do som em queda livre - atingindo 1357.6 km/hora. Este foi apenas um dos três recordes do mundo que bateu, superando marcas que permaneciam invictas desde os anos 50 do século passado..A missão Red Bull Stratos teve a duração de cinco anos e implicou um investimento próximo dos 10 milhões de dólares. Dificilmente poderia ser assinada por outra marca. Os resultados ainda hoje são palpáveis: no dia foram 8 milhões a ver no YouTube, duas semanas depois eram 100 milhões e 10 anos mais tarde o número de visualizações já ultrapassa os mil milhões! Um documentário assinala agora a efeméride e revela como tudo aconteceu, numa história com final feliz..Especialista em Comunicação Estratégica