Use este simulador para perceber se a sua casa foi bem avaliada

Publicado a

A Deco criou um simulador para ajudar os consumidores a perceber se o valor da avaliação das suas casas está correto ou contém erros e deve, por isso, ser contestado junto das repartições de Finanças.

Antes de avançar para a simulação, o proprietário terá de munir-se da notificação do fisco e da caderneta predial. Caso conclua que o valor patrimonial tributário (VPT) agora fixado pelas Finanças no âmbito do processo geral de avaliação de imóveis não corresponde à realidade e considere que tem vantagem em reclamar, o contribuinte pode ainda "descarregar" as minutas que a Deco preparou e que estão disponíveis junto do simulador. Esta reclamação e segundo pedido de avaliação, custará ao contribuinte pelo menos 204 euros (caso as finanças confirme ou aumentem o valor da casa) e tem de ser feito nos 30 dias seguintes à notificação sobre o novo VPT.

Esta simulador ajuda ainda os proprietários que já compraram cada depois de 2003 (e que está por isso já avaliada pelas regras do IMI) a perceber se o valor patrimonial está desajustado da realidade e se podem poupar na conta do IMI pedindo uma atualização dos dados. Neste caso, têm apenas de munir-se da caderneta predial. Ao contrário de um segundo pedido de avaliação, os pedidos de atualização são gratuitos, mas só podem ser feitos por quem tem a casa reavaliada há pelo menos três anos.

Pode aceder ao simulador aqui E pode consultar a caderneta predial aqui

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt