A mineradora brasileira Vale informou hoje que sua produção de minério de ferro atingiu o recorde de 95,1 milhões de toneladas no terceiro trimestre do ano, ficando 3,3 milhões de toneladas acima do trimestre anterior.
Segundo o relatório de produção da empresa, a subida foi determinada pela melhoria na performance operacional no Sistema Norte e da mina S11D, ambos a funcionar no Brasil, que atingiu um recorde trimestral de 45 milhões de toneladas no período, produzindo 8,5% mais do que no trimestre anterior.
Os volumes de vendas de minério e ferro da Vale no terceiro trimestre do ano foram menores do que os volumes de produção.
Segundo a companhia, isto implicou "um leve aumento dos stocks como resultado de necessidades operacionais e estratégias de mercado".
Já a produção de níquel da mineradora brasileira alcançou 72,7 mil toneladas no terceiro trimestre, com uma alta de 10,2 % ante o segundo trimestre.
A performance foi justificada pelo "regresso à produção do forno 2 de Sudbury em julho, à forte performance de produção em Thompson e à sólida performance em Onça Puma".
O relatório da Vale também destacou que a produção de carvão em Moçambique atingiu o recorde trimestral de 3,2 milhões de toneladas no terceiro trimestre do ano, ficando 5,8% acima do trimestre anterior.
Em relação ao mesmo período de 2016, a produção de carvão em Moçambique cresceu 38,3%.
O relatório mostra que a produção de carvão metalúrgico de Moçambique no terceiro trimestre foi de 1,9 milhões de toneladas, ficando 9,6% abaixo do segundo trimestre do ano.
No mesmo período a produção de carvão térmico foi de 1,4 milhões de toneladas, ficando 37,7% acima do trimestre anterior.
"A parcela de carvão metalúrgico foi de 58% da produção total, devido a uma combinação de características geológicas e à otimização contínua das plantas de processamento. A expectativa é de que a parcela de carvão metalúrgico volte a situar-se na faixa de 60% a 65% da produção total", destacou a Vale.
"A redução na produção de carvão metalúrgico no terceiro trimestre, em comparação com o segundo trimestre, foi mais do que compensada pelo aumento na produção de carvão térmico, o que contribuiu para diminuir a parcela de carvão metalúrgico para 58% da produção total", informou a empresa.
A mineradora brasileira também destacou que suas operações de logística em Moçambique atingiram um recorde de volume transportado, alcançando 3,5 milhões de toneladas no terceiro trimestre, resultado 15% acima dos três meses anteriores.