Veja como funciona o novo serviço da EDP para poupar na conta da luz

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A EDP já começou a vender o Redy, depois de um período de pré-adesão de três meses. É só para quem está no mercado livre, ou seja, se não está tem de passar da EDP Serviço Universal para a EDP Comercial. Saiba como funciona e como pode aderir e se precisar de mais detalhes vá aqui quiser mais informações vá aqui.

O que é o Redy?

É um equipamento e serviço apenas para o mercado livre, ou seja, para quem tem EDP Comercial, que permite controlar os consumos de eletricidade de forma remota, através do smartphone (Apple e Android), tablet e computador.

Quanto custa?

A adesão custa 99 euros - porque envolve a instalação de equipamentos - e a mensalidade são 5,90

euros com uma fidelização de 12 meses o que atira o valor para 170 euros no primeiro ano. A EDP diz que pode poupar entre 10% a 20% nos consumos.

O que é preciso instalar?

O equipamento é composto por uma box semelhante às das televisões por cabo e por duas tomadas. É preciso ter internet de banda larga para o Redy funcionar.

Quantos eletrodomésticos consigo monitorizar?

É preciso uma tomada para cada equipamento e a caixa de adesão traz apenas duas, mas podem comprar-se mais, por 35 euros cada uma. Pode ainda instalar-se um medidor que permite ligar dois equipamentos e custa cerca de 30 euros.

O que se pode fazer com o Redy?

1.Saber quanta eletricidade se consome em casa, tanto na totalidade como

em cada um dos equipamentos e eletrodomésticos, o que permite saber qual

é que gasta mais.

2. Permite saber em que horas do dia está a gastar mais, quanto está a gastar por períodos de 15 minutos, por hora, dia, semana, mês e ainda a estimativa de quanto vai pagar no final do mês se continuar com determinado tipo de consumo.

3. Permite definir um consumo que queira ter no final do mês e programar alertas caso esteja a ultrapassá-lo.

4. Pode ligar e desligar equipamentos de forma remota através de do telefone ou do computador e à distância.Por exemplo, pode ligar o aquecedor antes de chegar a casa

ou o forno para começar a fazer o jantar. Ou pode desligar uma luz

que tenha deixado acessa ou a máquina do café ou ainda ligar e desligar

luzes de presença para quando estiver de férias ou fim-de-semana.

5. Pode ainda desligar os equipamentos ou as tomadas, local ou remotamente, para que um determinado aparelho não esteja a consumir e, assim, reduzir os gastos.

6. Consegue gerir a potência que tem. Por exemplo, desligar o termoacumulador durante o período em que vai ligar o forno, quer isto dizer que consegue ter menos potência em casa, sem correr o risco do quadro ir abaixo.

7. Quer isto dizer que consegue perceber se a potência contratada que tem é a que melhor se adequa aos seus consumos e se não for reduzi-la e, consequentemente, reduzir a conta que paga. Por exemplo, se tiver uma potência de 13,5 kVA e baixar para 10,45 kVA tem uma poupança imediata de quatro euros por mês. São 48 euros ao fim de um ano.

8.

Consegue saber qual o tarifário, da EDP claro, que melhor se adequa aos seus consumos e receber relatórios personalizados com padrões de consumo e

recomendações sobre como poupar.

9. Saber se algum dos equipamentos está a ter um consumo fora do normal ou, por exemplo, se o frigorífico se desligou.

10. Se falta a luz consegue perceber se o problema é local ou se é preciso chamar o técnico a casa. Faz-se na mesma pela internet, em casa ou através do telemóvel, onde quer que se esteja. Isto também permite à EDP poupar dinheiro porque evita deslocações desnecessárias dos técnicos a casa. Neste momento, 40% dos contactos que a empresa recebe não são problema de rede e não requerem técnico.

Onde está disponível?

Para já, em Lisboa, Porto e Évora e também na Amadora, em Cascais, Loures, Mafra,

Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira, Espinho, Gondomar, Maia,

Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde

e Vila Nova de Gaia. Mas o objetivo é estar em todo o território.

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