A EDP já começou a vender o Redy, depois de um período de pré-adesão de três meses. É só para quem está no mercado livre, ou seja, se não está tem de passar da EDP Serviço Universal para a EDP Comercial. Saiba como funciona e como pode aderir e se precisar de mais detalhes vá aqui quiser mais informações vá aqui.
O que é o Redy?
É um equipamento e serviço apenas para o mercado livre, ou seja, para quem tem EDP Comercial, que permite controlar os consumos de eletricidade de forma remota, através do smartphone (Apple e Android), tablet e computador.
Quanto custa?
A adesão custa 99 euros - porque envolve a instalação de equipamentos - e a mensalidade são 5,90
euros com uma fidelização de 12 meses o que atira o valor para 170 euros no primeiro ano. A EDP diz que pode poupar entre 10% a 20% nos consumos.
O que é preciso instalar?
O equipamento é composto por uma box semelhante às das televisões por cabo e por duas tomadas. É preciso ter internet de banda larga para o Redy funcionar.
Quantos eletrodomésticos consigo monitorizar?
É preciso uma tomada para cada equipamento e a caixa de adesão traz apenas duas, mas podem comprar-se mais, por 35 euros cada uma. Pode ainda instalar-se um medidor que permite ligar dois equipamentos e custa cerca de 30 euros.
O que se pode fazer com o Redy?
1.Saber quanta eletricidade se consome em casa, tanto na totalidade como
em cada um dos equipamentos e eletrodomésticos, o que permite saber qual
é que gasta mais.
2. Permite saber em que horas do dia está a gastar mais, quanto está a gastar por períodos de 15 minutos, por hora, dia, semana, mês e ainda a estimativa de quanto vai pagar no final do mês se continuar com determinado tipo de consumo.
3. Permite definir um consumo que queira ter no final do mês e programar alertas caso esteja a ultrapassá-lo.
4. Pode ligar e desligar equipamentos de forma remota através de do telefone ou do computador e à distância.Por exemplo, pode ligar o aquecedor antes de chegar a casa
ou o forno para começar a fazer o jantar. Ou pode desligar uma luz
que tenha deixado acessa ou a máquina do café ou ainda ligar e desligar
luzes de presença para quando estiver de férias ou fim-de-semana.
5. Pode ainda desligar os equipamentos ou as tomadas, local ou remotamente, para que um determinado aparelho não esteja a consumir e, assim, reduzir os gastos.
6. Consegue gerir a potência que tem. Por exemplo, desligar o termoacumulador durante o período em que vai ligar o forno, quer isto dizer que consegue ter menos potência em casa, sem correr o risco do quadro ir abaixo.
7. Quer isto dizer que consegue perceber se a potência contratada que tem é a que melhor se adequa aos seus consumos e se não for reduzi-la e, consequentemente, reduzir a conta que paga. Por exemplo, se tiver uma potência de 13,5 kVA e baixar para 10,45 kVA tem uma poupança imediata de quatro euros por mês. São 48 euros ao fim de um ano.
8.
Consegue saber qual o tarifário, da EDP claro, que melhor se adequa aos seus consumos e receber relatórios personalizados com padrões de consumo e
recomendações sobre como poupar.
9. Saber se algum dos equipamentos está a ter um consumo fora do normal ou, por exemplo, se o frigorífico se desligou.
10. Se falta a luz consegue perceber se o problema é local ou se é preciso chamar o técnico a casa. Faz-se na mesma pela internet, em casa ou através do telemóvel, onde quer que se esteja. Isto também permite à EDP poupar dinheiro porque evita deslocações desnecessárias dos técnicos a casa. Neste momento, 40% dos contactos que a empresa recebe não são problema de rede e não requerem técnico.
Onde está disponível?
Para já, em Lisboa, Porto e Évora e também na Amadora, em Cascais, Loures, Mafra,
Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira, Espinho, Gondomar, Maia,
Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde
e Vila Nova de Gaia. Mas o objetivo é estar em todo o território.