Vintage: O seu móvel antigo do Ikea pode valer uma fortuna

Em todo o mundo, já foram registadas mais de 2700 vendas dos primeiros artigos do Ikea, fabricados nos anos 40 e 50
Publicado a

Tudo começou com um engano: em 2014, duas poltronas do Ikea fabricadas em 1944 (na foto) foram leiloadas por um preço total de 114 mil euros (57 mil euros cada) porque o comprador confundiu estas peças com as poltronas desenhadas pelo arquiteto dinamarquês Philip Arctander. Mas foi a partir daqui que se descobriu as fortunas dos móveis da marca sueca.

Em todo o mundo, já foram registadas mais de 2700 vendas dos primeiros artigos do Ikea, fabricados nos anos 40 e 50, de acordo com o portal de pesquisa especializado em artes, antiguidades e colecionismo Barnebys.

"Os nossos dados mostram que há uma grande procura, ainda maior do que anteriormente, por móveis antigos do Ikea. Tem havido um grande crescimento ao longo do último ano um pouco por todos os mercados", refere um dos fundadores do Barnebys, Pontus Silfverstolpe. Este responsável diz que "ao contrário da maioria dos produtos atuais, os móveis mais antigos do Ikea foram muito bem feitos e têm resistido à passagem do tempo".

Por exemplo, uma cadeira Åke (fabricada entre 1952-1956, quando o grupo sueco apenas vendia por catálogo) foi leiloada por 3400 euros. As cadeiras com assento de couro Per-Olof Scotte, de 1969, foram arrematadas por 2 mil euros, escreve o Daily Mail.

Há também os casos dos armários e sofás de meados dos anos 1950 que atualmente valem 10 vezes mais do que na altura ou de uma estante com gavetas dos anos 1970 que foi vendida recentemente por cerca de 3500 euros.

O grupo Ikea, fundado em 1943, conta atualmente com 348 lojas, 45 centros comerciais e 140 mil empregados em 28 países. Em Portugal, há lojas do Ikea em Alfragide, Loures, Matosinhos, Braga e Loulé.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt