Virgílio Bento é o único português no top 100 dos mais influentes na Saúde

Fundador do unicórnio português Sword Health destacado em 95º lugar no ranking da Modern Healthcare por ser um dos mais influentes que ajudaram a moldar o setor da Saúde em 2024.
O fundador e CEO da Sword Health, Virgílio Bento
O fundador e CEO da Sword Health, Virgílio BentoDR
Publicado a

O fundador e CEO da Sword Health, Virgílio Bento, é o único português que consta na lista das 100 personalidades mais influentes na Saúde em 2024. O ranking elaborado pela Modern Healthcare elege os líderes que estão a moldar o setor através de políticas, regulamentos, lobbies e decisões empresariais. O empreendedor português aparece na 95ª posição, destacando-se na sua missão de libertar as pessoas da dor, através da startup que fundou em 2015.

“ Durante o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica, Bento desenvolveu um terapeuta digital utilizando tecnologia de inteligência artificial, destinado a tratar dores musculoesqueléticas. Esta solução foi lançada nos EUA em 2020, seguida de uma plataforma, em 2023, orientada para prever, prevenir e tratar a dor”, destaca a Modern Healthcare.

No perfil de Virgílio Bento é explicado também que este ano liderou a introdução do Phoenix, uma ferramenta conversacional baseada em IA, e do Outcome Pricing, um modelo que associa o custo dos cuidados de saúde a resultados clínicos mensuráveis.

Por último, Virgílio é destacado por ter desempenhado “um papel fundamental no lançamento da Sword Foundation, destinada a levar ferramentas de IA a comunidades desfavorecidas e a apoiar a investigação inovadora”.

A Sword Health começou por desenvolver uma solução para tratar a dor física, depois direcionou-se também para a saúde pélvica e, atualmente, a sua plataforma oferece sete soluções distintas, disponibilizadas a mais de 3.000 empresas, planos de saúde e entidades do setor público. A unicórnio com ADN português está hoje avaliada em três mil milhões de euros.

Na liderança do ranking está Andrew Witty, CEO do UnitedHealth Group, seguido de Judy Faulkner, fundadora e CEO da Epic Systems, e de Lina Khan, comissária da Comissão Federal de Comércio dos EUA, a fechar o top3.

“A nossa lista das 100 Pessoas Mais Influentes na Saúde reflete as importantes contribuições dos homens e mulheres que ajudaram a moldar o setor [da Saúde] em 2024”, afirmou Mary Ellen Podmolik, editora-chefe da Modern Healthcare. “Provêm de todos os cantos do setor, e a sua liderança fez-se sentir desde o consultório médico até ao Capitólio. Estamos ansiosos por ver estes homenageados continuarem a exercer a sua influência para proteger e melhorar os cuidados aos pacientes.”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt