Vodafone aposta na banda larga móvel via satélite

Vodafone apresentou a propósito do Mobile World Congress um novo serviço de rede 4G e 5G via satélite. É ainda um projeto-piloto que começa a ser testado no verão, em Espanha, mas futuramente poderá ser alargado a outros mercados.
Publicado a

A Vodafone aproveitou o Mobile World Congress para anunciar um projeto-piloto para uma rede móvel 4G e 5G via satélite. A inovação será lançada em Espanha, primeiro, mas futuros mercados estarão em análise. O projeto entra, para já, numa fase de teste ao mercado e à capacidade de inovação da filial espanhola, que tem o apoio da AST SpaceMobile.

O piloto anunciado pela Vodafone Espanha arranca no verão. Trata-se de um teste ao uso de banda larga móvel 4G e 5G (e também 2G) através de satélites, sem que seja necessário fazer modificações nos smartphones já existentes ou utilizar novos dispositivos. Ou seja, a filial espanhola vai testar chamadas de voz, mensagens, chamadas de emergência e internet móvel através de uma rede satélite só para telemóveis e, ainda, explorar a Internet das Coisas.

Na apresentação deste piloto, Julia Velasco, diretora de rede da Vodafone Espanha, explicou que a solução pretende ser "revolucionária" na cobertura de rede em zonas rurais, criando condições de digitalização de negócios no interior espanhol.

Quanto ao futuro deste serviço e novos mercados? "Este [projeto] é um satélite teste, que será o primeiro do género a fornecer banda larga móvel a equipamentos existentes, ou seja, sem necessidade de equipamentos especializados. No imediato, não há planos para estender o serviço a outros países, mas é algo que a Vodafone pondera analisar", explicou fonte conhecedora do processo do grupo Vodafone ao Dinheiro Vivo.

A Vodafone aposta no satélite em parceira com a norte-americana AST SpaceMobile. A fabricante de satélites está a construir uma rede móvel via satélite para telemóveis sem a necessidade de recorrer a equipamentos especializados adicionais. Numa fase inicial, a intenção da AST SpaceMobile pretende é criar uma rede via satélite que cubra 49 países, incluindo regiões africanas.

O passo mais significativo parece estar a ser dado, agora, com a Vodafone Espanha. O piloto a desenvolver em Espanha ainda terá de passar pelo crivo das autoridades regulatórias.

A par da American Tower, da Rakuten e da Samsung Next, o grupo Vodafone é um dos principais acionistas da AST SpaceMobile, cuja sede se localiza no Texas, EUA.

O jornalista viajou até ao Mobile World Congress a convite da Huawei.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt