Vodafone Mexefest: "Estamos a avaliar outras iniciativas na área da música para o Porto"

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A segunda edição do Vodafone MexeFest Lisboa arranca hoje.

António Carriço, diretor de comunicação e marca da Vodafone Portugal, revela os segredos da edição do festival que, no próximo ano já não se realiza no Porto, e explica a aposta da operadora no naming sponsoring do Paredes de Coura.

Este ano o cartaz do Vodafone Mexe Fest parece ter apostas musicais menos mainstream. Esta opção foi ditada por alguma contenção de custos? Não receiam que resulte numa menor adesão de público?

A escolha das bandas para o cartaz do Vodafone Mexefest é sempre feita de acordo com o posicionamento da Vodafone no âmbito da música e com o enquadramento musical da Vodafone FM. Apostamos, tal como no ano passado, em revelar novas tendências e fazer mexer a cidade com o melhor da nova música nacional e internacional sem distinção de géneros, trazendo a Lisboa nomes estimulantes do rock, da electrónica, do hip-hop, da soul, entre outros. Alguns nomes do cartaz deste ano não serão estranhos a um público sempre exigente e atento às novas tendências: Michael Kiwanuka, Cody ChesnuTT, Alt-J (vencedores do Mercury Prize Award para Melhor Álbum), Django Django e The 2 Bears, os três últimos incluídos na lista de melhores álbuns do ano da revista New Musical Express.

O Ministerium Clube (no Terreiro do Paço) é uma das novas salas de espectáculos da edição deste ano. Que outras novidades introduziram?

Além do Ministerium Clube, que foge da zona principal dos 14 espaços de concertos (entre a Avenida da Liberdade e os Restauradores) para o Terreiro do Paço, e onde o festival terminará no dia 8 de dezembro, estão previstas várias iniciativas de ativação da marca.

Uma das novidades é o Casting Vodafone MexeFest, conduzido pela Vodafone FM, em que oito novas bandas, sem trabalhos editados, atuarão durante a tarde nos dias do festival. First Breath After Coma, JUBA, Quelle Dead Gazelle, Stereo Parks, The Interzone, The Lazy Faithful, Twinchargers e Zorra ultrapassaram a triagem inicial feita por um comité, composto por Joaquim Albergaria, Joaquim Quadros, Tó Trips e Luís Montez, nomes de destaque da música e rádio nacionais. A palavra final foi deixada ao público que, durante vários dias, votou nas suas bandas favoritas através do Facebook Vodafone Música.

O concerto privado de Cody ChesnuTT que será hoje oferecido aos vencedores do passatempo Vodafone 5 Estrelas, que ganham também uma estadia num hotel, em quarto duplo, no fim-de-semana do festival, é outra iniciativa. Do mesmo modo, regressa o Vodafone All Access: um passatempo onde são oferecidos passes duplos, com entrada garantida em todas as salas, mesmo as que tenham lotação esgotada.

A edição do ano passado foi premiada com o Best Musical Event e Best Media Coverage, nos European Best Event Awards. Que significado tiveram esses prémios para a Vodafone. A edição deste ano tem potencial para conquistar mais prémios?

As duas distinções recebidas pelo Vodafone Mexefest nos European Best Event Awards são importantes do ponto de vista do reconhecimento e da qualidade de todo o trabalho que envolve a organização deste festival. A edição deste ano foi programada em linha com a do ano passado, mas traz algumas novidades que o tornam ainda mais atrativo, como é o caso do Casting Vodafone FM, que reforça o envolvimento do público no festival e a ligação à Vodafone FM.

O Vodafone Mexe Fest não segue depois para o Porto.

Em 2013 a Vodafone terá apostas musicais diferentes na zona Norte do país. Confirmado está o patrocínio ao festival Vodafone Paredes de Coura e estamos a avaliar outras iniciativas na área da música na cidade do Porto.

No verão reforçaram a vossa aposta com o naming sponsoring do Paredes de Coura. O patrocínio é só para esta edição ou tem continuidade?

O patrocínio ao Vodafone Paredes de Coura surge naturalmente, após uma óptima experiência com o palco Vodafone FM e várias iniciativas Yorn que decorreram no recinto da última edição do festival. Existe uma grande afinidade entre a filosofia do Vodafone Paredes de Coura e a linha musical da Vodafone FM, sendo um evento que responde de forma eficaz ao posicionamento da Vodafone na área da música. O facto de se tratar de um festival que decorre distante dos grandes centros urbanos foi outro fator que contribuiu para esta parceria. Além de patrocinar, a Vodafone dá nome a um festival com mais de vinte anos de história e nomeado internacionalmente para os Europe Festival Awards.

Este é um acordo de patrocínio para 2013 com possibilidade de renovação para anos subsequentes.

Sente que com esta aposta a operadora tem um festival de verão que vos coloca no mesmo patamar concorrencial da TMN e da Optimus há muito neste território?

Cabe-nos comentar apenas a nossa aposta neste tipo de eventos. A política de patrocínios da Vodafone pretende reforçar ainda mais a diferenciação da marca e evidenciar a sua liderança como a empresa mais admirada do sector das telecomunicações nacional.

A Vodafone patrocina e promove eventos ou atividades que sejam uma expressão dos seus valores e se integrem na sua política de comunicação. A música destaca-se pelas emoções que desperta, pelo espírito de equipa e pela abrangência que tem em termos de público. Neste âmbito, a Vodafone tem um longo histórico de associação à música e particularmente aos festivais, tendo patrocinado todas as edições realizadas em Lisboa do maior evento de música do mundo - o Rock in Rio - em 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012.

A estratégia da Vodafone nesta área aposta claramente na utilização da música como uma forte ferramenta comunicacional que transmite os valores da marca de forma relevante e permanente junto daquele que é o target de comunicação da marca Vodafone. Os eventos musicais permitem-nos alcançar o objectivo de atingir um dos principais segmentos-alvo da marca: os jovens.

O que está previsto em termos de ativação de marca no festival?

A seu tempo divulgaremos as iniciativas de ativação de marca que teremos no Vodafone Paredes de Coura e que antecedem o próprio festival.

Que investimento esta aposta implicou?

Habitualmente não divulgamos estes montantes de investimento, mas podemos referir que tudo aponta para que a fatia do orçamento de patrocínios da Vodafone Portugal para 2013 dedicada à música se mantenha em linha com a deste ano, ou seja, cerca de metade do valor aplicado em patrocínios.

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