Apresentado em dois formatos - de passageiros e comercial (Cargo) -, a Volkswagen ID. Buzz recupera muitos dos princípios que fizeram da Type 1 um sucesso ao longo das décadas, nomeadamente com um estilo simples e descontraído e com uma funcionalidade bastante avançada. No caso da ID. Buzz, traz também as novas evoluções em matéria de software e de digitalização, com vista à melhoria das suas prestações em matéria de segurança, conforto e carregamento..O desenho é mesmo um dos pontos fortes desta nova carrinha, com um aproveitamento melhorado do espaço a bordo. Na versão de passageiros, cinco passageiros poderão dispor de um espaço de estilo lounge, com capacidade de 1121 litros na bagageira com os cinco lugares funcionais, aumentando para 2205 litros com o rebatimento da segunda fila de bancos. No caso da versão Cargo, haverá opção de banco da frente com dois ou três lugares e uma separação fixa entre o habitáculo e o espaço de carga, que terá 3,9 m3..Quanto a dimensões, apesar de dispor de uma grande distância entre eixos - 2988 mm -, o comprimento total é de 4712 mm em ambas as versões. Mede ainda 1937 mm ou 1938 mm de altura, dependendo da especificação, e 1985 mm de largura..Tal como os demais modelos da família ID, a sua base é também a plataforma elétrica modular MEB, tirando partido das potencialidades desta nova arquitetura modular e avançada que se adequa a uma grande quantidade de segmentos e tipologias de automóveis. Em termos de tecnologia, um dos destaque está na capacidade de atualizações remotas ao longo do tempo que lhe permitirão, por exemplo, dar azo a um serviço de transporte autónomo gerido pela divisão MOIA do Grupo Volkswagen. Bastará uma aplicação no smartphone para chamar a carrinha elétrica para que esta leve o passageiro até ao destino programado..De série, o novo ID. Buzz apresenta já a mais recente geração de tecnologia de alerta "Car2X" com avisos locais em tempo real para eventuais perigos na estrada, recorrendo sinais de outros veículos e da própria infraestrutura. Outros sistemas de série são o "Front Assist" com travagem autónoma de emergência, o assistente de manutenção na faixa de rodagem ou o "Travel Assist" para assistência à condução na autoestrada para utilização em modo semiautónomo (incluindo a possibilidade de mudar de via numa autoestrada). Também em estreia está a possibilidade de "recordar" um local de estacionamento, para se lembrar de como lá estacionar depois de forma autónoma..Os ID. Buzz e ID. Buzz Cargo serão lançados na Europa com uma bateria de 77 kWh "úteis" (82 kWh brutos), com a energia a ser transmitida a um único motor elétrico de 150 kW (204 CV) situado na traseira..O posicionamento da bateria no próprio piso do veículo permite minimizar o impacto na habitabilidade e no espaço a bordo, melhorando ao mesmo tempo a distribuição do peso e o centro de gravidade para maior agilidade..A bateria de iões de lítio pode ser recarregada a partir de "wallboxes" ou postos públicos de até 11 kW em corrente alternada (AC), mas com recurso a um posto de carga CC, a potência de carregamento chega aos 170 kW, permitindo repor de 5% a 80% em cerca de 30 minutos. Graças ao mais recente software, o ID. Buzz também poderá oferecer a função "Plug & Charge" no futuro, permitindo assim a sua autenticação direta e sem cartões para o processo ser mais simples..Terá também carregamento bidirecional, na medida em que poderá fornecer a energia presente na sua bateria para a rede ("Vehicle-to-Home") utilizando para o efeito uma "wallbox" especial CC bidirecional..As pré-vendas europeias começam em maio, esperando-se o lançamento no mercado no outono..Saiba mais no site dos Global Mobi Awards.