O grupo de distribuição norte-americano Walmart anunciou esta quinta-feira que vai aumentar o salário mínimo de um milhão de funcionários para 11 dólares por hora, afirmando que isso é possível graças à reforma fiscal aprovada em dezembro.
Walmart vai também dar um prémio aos trabalhadores que pode ir até mil dólares e alargar os programas de licença maternal e paternal.
"Estamos a avaliar as oportunidades que surgem com a reforma fiscal para investir mais nos nossos clientes e funcionários e reforçar a nossa atividade, o que vai beneficiar os acionistas", indicou o diretor-geral da Walmart, Doug McMillon.
O grupo, que é o maior empregador dos Estados Unidos, foi o último, até agora, a anunciar um alargamento dos benefícios sociais para os trabalhadores depois da redução de impostos para as empresas defendida pela administração Trump e aprovada no Congresso. As empresas veem a taxa de impostos baixar de 35% para 21%.
As empresas American Airlines, AT&T e Wells Fargo também já anunciaram nas últimas semanas mais regalias para os seus trabalhadores.