Web Summit estreia-se em Vancouver em 2025

Empresa de eventos tecnológicos vai substituir a conferência Collision, que se realiza desde 2019 em Toronto, no Canadá, pela Web Summit Vancouver. A conferência passará a estar em quatro continentes, sendo que Paddy Cosgrave promete novidades para África "muito brevemente".
Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit. Foto: Global Imagens
Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit. Foto: Global Imagens
Publicado a

A Web Summit vai substituir a conferência Collision, que se realiza em Toronto, no Canadá desde 2019, pela Web Summit Vancouver a partir de 2025. O evento que marcou até agora a presença da empresa liderada por Paddy Cosgrave na América do Norte, realiza-se assim pela última vez em Toronto este ano, dos dias 17 a 20 de junho.  

"Com mais de onze mil empresas tecnológicas, a tecnologia tornou-se o setor que mais rapidamente cresce na província [British Columbia]. O setor tech está a crescer ao dobro do ritmo da economia, e Vancouver ocupa o primeiro lugar no crescimento de empregos high tech na América do Norte", justifica a Web Summit, em comunicado.  Além disso, sublinha a empresa de eventos tecnológicos irlandesa, a cidade canadiana da costa leste é "casa de unicórnos notáveis, incluindo a Dapper Labs, Blockstream, Trulioo, LayerZero Labs, Visier, e a cidade também aloja grandes companhias tecnológicas, como Salesforce, Apple and Amazon".

Paddy Cosgrave, citado na nota à imprensa, sublinha que Vancouver "liga as Américas, Ásia e Costa Oeste. Chegou a altura para transitar do Collision para a Web Summit". O líder da conferência tecnológica, cujo principal evento é em Lisboa, mas já se expandiu para o Rio de Janeiro, no Brasil, e ao Qatar, sublinha que o evento "está agora em quatro continentes, e tem toda a intenção de trazer algo a África muito brevemente, à medida que prosseguimos a nossa ambição de ligar o mundo tech e construir comunidades significativas e duradouras à volta do mundo".

Com a expansão da iniciativa para fora da Europa, o número de participantes na Web Summit cresceu 51% desde 2022, revela a empresa. E até ao final deste ano, o conjunto dos eventos - que em Lisboa se realizará em novembro - deverá reunir 160 mil pessoas. 

De acordo com os números da organização, a Web Summit Rio juntou mais de 55 mil participantes em dois anos, e o evento no Qatar 15 mil. Para capital portuguesa esperam-se 70 mil pessoas

O Collision terá tido um impacto ecnómico em Toronto de 189 milhões de dólares canadianos (cerca de 128 milhões de euros) no conjunto dos três anos em que se realizou presencialmente (2019, 2022 e 2023), e a expectativa é que o evento deste ano, o último, acrescente mais 77 milhões (52 milhões de euros). 

As estimativas para a Web Summit Vancouver apontam para um impacto de 172 milhões de dólares em consumo direto (cerca de 116 milhões de euros), e de 279 milhões (181 milhões de euros) em termos de impacto económico global na província de British Columbia, em três anos. 

Para Lisboa, a Web Summit coloca em 200 milhões de euros anuais o impacto económico direto do evento tecnológico.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt