Wock: As crocs portuguesas

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Há quatro décadas a fazer solas para algumas das melhoras

empresas de sapatos nacionais e europeias, a Procalçado decidiu, em

2007, diversificar-se. Um ano depois nascia a Wock Clog, com uma

coleção de socas de cores vivas, fabricadas com um elastómetro

termoplástico que as molda ao pé, tornando-as especialmente

confortáveis para quem tem de passar muito tempo em pé.

A associação foi quase imediata, sendo rapidamente batizadas

como as crocs portuguesas -, mas as Wock destinam-se a uso

profissional, cumprindo as normas apertadas dos hospitais e da

indústria farmacêutica, da cosmética, indústria alimentar, etc.

"Queremos ser reconhecidos como uma empresa que vai mudar as

regras do jogo do calçado que se usa no meio hospitalar. Não têm

de ser só socas nem têm de ser todas pretas, azuis ou brancas",

explica José Pinto, responsável da Procalçado. Nessa lógica,

desde a criação do primeiro modelo, bicolor, as coleções foram

crescendo, com as Clog transparentes, as Everlite - 70% mais leves do

que os outros modelos - e agora as Wock Moc, os primeiros mocassins

profissionais do mundo. Há, também, as sandálias para os SPA. O

próximo passo? Lançar no mercado uma nova linha de artigos

biodegradáveis, em 2013.

Além de serem flexíveis, leves, antiderrapantes e antiestáticas,

em todos os modelos há uma preocupação com as últimas tendências

da moda. "Podem ser mocassins e podem ser cor-de-rosa, amarelos,

castanhos ou azul-celeste. O mundo mudou e as pessoas evoluíram. O

trabalho não tem de ser um ambiente aborrecido. Vamos mudar o mundo,

torná-lo diferente e colorido", diz José Pinto.

Atualmente, a Wock representa 10% da faturação da Procalçado,

mas o objetivo é que, em cinco anos, chegue a 50%. A marca, que é

vendida em farmácias e lojas de artigos ortopédicos, e exporta 70%

da produção para mais de 40 países, do Japão ao Brasil e Médio

Oriente.

Porque a inovação é um traço importante da identidade da

marca, recentemente, a empresa começou a desenvolver sapatos de

borracha vulcanizada, termoplástica ou poliuretano na área da moda.

"Quisemos pôr à disposição dos clientes as tecnologias que

desenvolvemos", explica José Pinto. Dessa parceria nasceu uma

nova linha, em regime de subcontratação, para clientes como

Cubanas, Carolina Herrera ou Luís Onofre. "Com o preço das

peles a subir, é preciso encontrar alternativas. Marcas como a Gucci

têm sempre, pelo menos, duas linhas na área dos plásticos por

coleção. Acreditamos que há aqui um mercado a explorar até porque

os materiais evoluíram, já não são simples PVC."

Retrato

As Wock Clog nasceram em 2008 e destinam-se a profissionais da

saúde e cosmética. A marca representa 10% dos 20 milhões faturados

pela Procalçado. Os modelos já estão presentes em 40 países. Os

preços começam em 42 euros. Estão à venda no site da marca, em

farmácias e lojas ortopédicas. A empresa fabrica calçado de moda

em subcontratação para Carolina Herrera, Luís Onofre e Cubanas.

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