Há quatro décadas a fazer solas para algumas das melhoras
empresas de sapatos nacionais e europeias, a Procalçado decidiu, em
2007, diversificar-se. Um ano depois nascia a Wock Clog, com uma
coleção de socas de cores vivas, fabricadas com um elastómetro
termoplástico que as molda ao pé, tornando-as especialmente
confortáveis para quem tem de passar muito tempo em pé.
A associação foi quase imediata, sendo rapidamente batizadas
como as crocs portuguesas -, mas as Wock destinam-se a uso
profissional, cumprindo as normas apertadas dos hospitais e da
indústria farmacêutica, da cosmética, indústria alimentar, etc.
"Queremos ser reconhecidos como uma empresa que vai mudar as
regras do jogo do calçado que se usa no meio hospitalar. Não têm
de ser só socas nem têm de ser todas pretas, azuis ou brancas",
explica José Pinto, responsável da Procalçado. Nessa lógica,
desde a criação do primeiro modelo, bicolor, as coleções foram
crescendo, com as Clog transparentes, as Everlite - 70% mais leves do
que os outros modelos - e agora as Wock Moc, os primeiros mocassins
profissionais do mundo. Há, também, as sandálias para os SPA. O
próximo passo? Lançar no mercado uma nova linha de artigos
biodegradáveis, em 2013.
Além de serem flexíveis, leves, antiderrapantes e antiestáticas,
em todos os modelos há uma preocupação com as últimas tendências
da moda. "Podem ser mocassins e podem ser cor-de-rosa, amarelos,
castanhos ou azul-celeste. O mundo mudou e as pessoas evoluíram. O
trabalho não tem de ser um ambiente aborrecido. Vamos mudar o mundo,
torná-lo diferente e colorido", diz José Pinto.
Atualmente, a Wock representa 10% da faturação da Procalçado,
mas o objetivo é que, em cinco anos, chegue a 50%. A marca, que é
vendida em farmácias e lojas de artigos ortopédicos, e exporta 70%
da produção para mais de 40 países, do Japão ao Brasil e Médio
Oriente.
Porque a inovação é um traço importante da identidade da
marca, recentemente, a empresa começou a desenvolver sapatos de
borracha vulcanizada, termoplástica ou poliuretano na área da moda.
"Quisemos pôr à disposição dos clientes as tecnologias que
desenvolvemos", explica José Pinto. Dessa parceria nasceu uma
nova linha, em regime de subcontratação, para clientes como
Cubanas, Carolina Herrera ou Luís Onofre. "Com o preço das
peles a subir, é preciso encontrar alternativas. Marcas como a Gucci
têm sempre, pelo menos, duas linhas na área dos plásticos por
coleção. Acreditamos que há aqui um mercado a explorar até porque
os materiais evoluíram, já não são simples PVC."
Retrato
As Wock Clog nasceram em 2008 e destinam-se a profissionais da
saúde e cosmética. A marca representa 10% dos 20 milhões faturados
pela Procalçado. Os modelos já estão presentes em 40 países. Os
preços começam em 42 euros. Estão à venda no site da marca, em
farmácias e lojas ortopédicas. A empresa fabrica calçado de moda
em subcontratação para Carolina Herrera, Luís Onofre e Cubanas.