Zara, Roche e Nvidia entre as empresas mais bem preparadas para o futuro

A sustentabilidade, a relevância cultural e o uso da inteligência artifical foram os principais indicadores avaliados pelo Centro de Preparação para o Futuro do IMD.
FOTO: Josep LAGO / AFP
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A Louis Vuitton, a Zara, a Roche a Nvidia são algumas das empresas mais bem preparadas para o futuro, de acordo com o relatório Future Readiness Indicator 2024. O estudo do Centro de Preparação para o Futuro do IMD avalia a capacidade das maiores empresas mundiais se adaptarem às mudanças do mercado.

A análise, que classifica 93 das maiores empresas de moda, farmacêutica e tecnologia do mundo com base no seu grau de preparação para o futuro, destaca a sustentabilidade e a relevância cultural como principais indicadores do sucesso das companhias e aponta a inteligênia artificial (IA) como fator obrigatório na operação das empresas.

"Em todos os três setores, a integração da IA tornou-se crucial para o sucesso. Os líderes da moda utilizam-na para personalização e otimização da cadeia de fornecimento, as empresas farmacêuticas aproveitam-na para a descoberta de medicamentos e os gigantes da tecnologia constroem ecossistemas inteiros à sua volta. As empresas que não integram eficazmente a IA arriscam-se a ficar para trás rapidamente", alerta Howard Yu, Diretor do Centro de Preparação para o Futuro do IMD.

No setor da moda, o destaque vai para as insígnias de luxo Hèrmes e Louis Vuitton e para a marca de fast fashion Zara. As três marcas estão no topo do indicador deste ano por "serem profundamente relevantes do ponto de vista cultural".  "A Zara subiu para o 3º lugar graças a uma combinação hábil de ressonância cultural e integração digital, provando que a moda rápida não está morta, mas a evoluir. O sucesso da empresa surge num contexto de críticas generalizadas à indústria da moda rápida, que fez com que a H&M caísse do 13º para o 20º lugar", refere o relatório.

Já a Nike caiu do primeiro para o quarto lugar, devido a uma perda de "concentração na sua identidade de marca centrada no desempenho e a relações tensas com os retalhistas, o que demonstra que perder a concentração pode ser mais perigoso do que a concorrência", aponta o documento.

No setor farmacêutico as empresas Roche, Novo Nordisk, Eli Lilly, AstraZeneca e a Novartis lideram com base no uso da IA. "O investimento a longo prazo da Nvidia em IA teve resultados excepcionais: obteve uma pontuação de 100 no indicador tecnológico deste ano. Os investimentos agressivos da Meta Platforms em IA também estão a mostrar uma forte dinâmica, com um impacto positivo em quase todos os aspectos das suas operações", adianta o Future Readiness Indicator 2024.

Já a Nvidia, a Microsoft e a Meta Platforms ocupam o top 3 na performance do setor tecnológico. O responsável do Centro de Preparação para o Futuro do IMD sublinha que as empresas se mantiverem culturalmente relevantes e tecnologicamente avançadas estarão melhor posicionadas para o "sucesso no mercado global em evolução".

O relatório aponta ainda as tensões geopolíticas como um dos principais desafios. "As políticas económicas propostas por Trump, em especial as tarifas agressivas, estão a obrigar as empresas de todos os setores a repensar as suas estratégias. As marcas de moda enfrentam potenciais perturbações na cadeia de abastecimento, enquanto as empresas de tecnologia estão a navegar nas tensões entre os Estados Unidos e a China, com Taiwan a desempenhar um papel crucial através da liderança da TSMC nos semicondutores", indica.

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