10 profissões no turismo com emprego perto dos 100%

O turismo precisa de mais de 40 mil profissionais. Todas as áreas do setor estão carentes de trabalhadores
Publicado a

"A falta de mão-de-obra no turismo é um problema". Todas as áreas têm carência de profissionais, da restauração à hotelaria, da animação ao alojamento local... A observação é de Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que não tem dúvidas em afirmar que "há uma falta generalizada de trabalhadores em todas as funções ligadas ao setor".

No ano passado, a AHRESP fez as contas às necessidades e chegou à conclusão de que eram necessários 40 mil profissionais. Ana Jacinto estima que, agora, esse número seja superior.

Com exceção dos chefs de cozinha, profissão que nos últimos anos ganhou glamour e a que os jovens têm aderido com facilidade, todas as outras funções têm défice de profissionais. Ana Jacinto sublinha que há até empresas que já têm investimentos suspensos por falta de mão-de-obra.

E se é comum dizer que a falta de profissionais se deve aos parcos salários, a responsável é perentória em afirmar que esse argumento é uma falácia. "Os salários não são o principal motivo; mais importante é conseguir conciliar a vida profissional e a pessoal quando se exerce estas funções", frisa. E lembra que este ano já foi acordado um aumento salarial de 3,6%.

Veja acima na fotogaleria quais são as 10 profissões que têm pleno emprego na área do turismo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt