20 anos Dove. "As mulheres portuguesas não se consideram bonitas"

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Em 1992, a Dove entrou no mercado nacional com a ambição de conquistar

as mulheres portuguesas. Para tal, lançou campanhas inovadoras e um

sabonete diferente daquilo que se conhecia então. A marca prosperou e

superou as suas expetativas.

Mas acima de tudo falou para a

mulher normal portuguesa, dizendo-lhe que ela é bonita, seja velha,

gorda, baixa, magra... mas esta não acreditou. Isso mesmo disse ao

Dinheiro Vivo, Marta Filipe, gestora de produto da Dove.

Que mudanças na mulher portuguesa observou a marca Dove nestes 20 anos?

Em

20 anos as mulheres portuguesas cuidam cada vez mais de si e da sua

pele, acrescentando cuidados que não tinham, como utilizar loções, e

utilizar produtos de cuidado superior, como os que Dove disponibiliza.

Infelizmente, através do nosso estudo sobre a auto-estima, realizado em

2004 e em 2010, que contou com uma amostra em Portugal de 302 mulheres,

entre os 18 e os 64 anos, vimos uma evolução negativa no que diz

respeito às mulheres portuguesas se considerarem bonitas. Em 2004 apenas

2% das mulheres inquiridas se sentia confortável em descrever-se como

bonita e, em 2010, nenhuma das inquiridas se considerava bonita.

Claramente, temos muito trabalho a fazer nesta área. A missão de Dove é

fazer com que todas as mulheres cuidem de si e se sintam bonitas. Portanto, temos de trabalhar para que, no próximo estudo, os resultados

sejam mais positivos.

Qual o impacto de um posicionamento de "mulher real Dove" junto da consumidora portuguesa?

Esse

posicionamento começou com uma campanha que teve um impacto

extraordinário, apesar de ter sido há 8 anos, e ainda hoje as mulheres

se lembram e o posicionamento ficou bem demarcado. É muito acarinhado,

porque as consumidoras se relacionam muito com a marca. Finalmente,

houve uma marca que falava para elas e utilizava mulheres "reais" como

elas na sua comunicação. Nunca uma marca de cuidado pessoal o tinha

feito, pelo contrário todas pareciam dizer que as mulheres tinham de ser

todas magrinhas e com uma pele perfeita, lisa, sem rugas, e Dove mudou o

discurso, dizendo que a beleza tem formas e é a das mulheres reais.

Penso que Dove conquistou as consumidoras portuguesas com este

posicionamento.

Qual a quota de mercado da marca nos seu segmento?

Não

lhe posso precisar a quota, mas posso dizer que somos marca líder de

mercado em sabonetes sólidos e gel de banho e que temos uma boa posição

em loções (2ºplayer) e deos (2ºplayer em execo com Rexona).

Desde o lançamento do sabonete com mais 1/4 de creme hidratante quantos lançamentos fez Dove?

Lançamentos

de referências nem consigo enumerar. Consigo dizer-lhe que em 1993

entrámos na categoria de gel de banho, em 1999 na de desodorizantes, em

2000 loções e 2002 cabelos. Atualmente, temos propostas muito variadas

nestas categorias (excepto cabelos que descontinuámos), com diferentes

targets, fragrâncias, formatos, benefícios, um portfolio que totaliza

mais de 120 referências.

Qual é o best seller da Dove?

Sabonete Dove Original.

Ver aqui o resumo da história da Dove em Portugal (versão da marca).

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