Em 1992, a Dove entrou no mercado nacional com a ambição de conquistar . as mulheres portuguesas. Para tal, lançou campanhas inovadoras e um . sabonete diferente daquilo que se conhecia então. A marca prosperou e . superou as suas expetativas. . Mas acima de tudo falou para a . mulher normal portuguesa, dizendo-lhe que ela é bonita, seja velha, . gorda, baixa, magra... mas esta não acreditou. Isso mesmo disse ao . Dinheiro Vivo, Marta Filipe, gestora de produto da Dove. . Que mudanças na mulher portuguesa observou a marca Dove nestes 20 anos? . Em . 20 anos as mulheres portuguesas cuidam cada vez mais de si e da sua . pele, acrescentando cuidados que não tinham, como utilizar loções, e . utilizar produtos de cuidado superior, como os que Dove disponibiliza. . Infelizmente, através do nosso estudo sobre a auto-estima, realizado em . 2004 e em 2010, que contou com uma amostra em Portugal de 302 mulheres, . entre os 18 e os 64 anos, vimos uma evolução negativa no que diz . respeito às mulheres portuguesas se considerarem bonitas. Em 2004 apenas . 2% das mulheres inquiridas se sentia confortável em descrever-se como . bonita e, em 2010, nenhuma das inquiridas se considerava bonita. . Claramente, temos muito trabalho a fazer nesta área. A missão de Dove é . fazer com que todas as mulheres cuidem de si e se sintam bonitas. Portanto, temos de trabalhar para que, no próximo estudo, os resultados . sejam mais positivos. . Qual o impacto de um posicionamento de "mulher real Dove" junto da consumidora portuguesa? . Esse . posicionamento começou com uma campanha que teve um impacto . extraordinário, apesar de ter sido há 8 anos, e ainda hoje as mulheres . se lembram e o posicionamento ficou bem demarcado. É muito acarinhado, . porque as consumidoras se relacionam muito com a marca. Finalmente, . houve uma marca que falava para elas e utilizava mulheres "reais" como . elas na sua comunicação. Nunca uma marca de cuidado pessoal o tinha . feito, pelo contrário todas pareciam dizer que as mulheres tinham de ser . todas magrinhas e com uma pele perfeita, lisa, sem rugas, e Dove mudou o . discurso, dizendo que a beleza tem formas e é a das mulheres reais. . Penso que Dove conquistou as consumidoras portuguesas com este . posicionamento. . Qual a quota de mercado da marca nos seu segmento? . Não . lhe posso precisar a quota, mas posso dizer que somos marca líder de . mercado em sabonetes sólidos e gel de banho e que temos uma boa posição . em loções (2ºplayer) e deos (2ºplayer em execo com Rexona). . Desde o lançamento do sabonete com mais 1/4 de creme hidratante quantos lançamentos fez Dove? . Lançamentos . de referências nem consigo enumerar. Consigo dizer-lhe que em 1993 . entrámos na categoria de gel de banho, em 1999 na de desodorizantes, em . 2000 loções e 2002 cabelos. Atualmente, temos propostas muito variadas . nestas categorias (excepto cabelos que descontinuámos), com diferentes . targets, fragrâncias, formatos, benefícios, um portfolio que totaliza . mais de 120 referências. . Qual é o best seller da Dove? . Sabonete Dove Original. . Ver aqui o resumo da história da Dove em Portugal (versão da marca).