30 anos de Amoreiras: 350 milhões de visitas e a crescer 8%

No dia da inauguração, a 27 de setembro de 1985, mais de 10 mil pessoas assistiram à abertura do Centro Comercial Amoreiras, "as Amoreiras", o quarto maior centro comercial da Europa naquela altura. Este ano, o primeiro centro comercial português celebra 30 anos e conta 350 milhões de visitas.
Publicado a

Trinta anos depois daquele 27 de setembro, muita coisa mudou. A última novidade é a zona de restaurantes, o novo food court, inaugurado antes do verão e o novo menino dos olhos de Fernando Oliveira, administrador da Mundicenter.

"O grande desafio trinta anos depois é continuar a proporcionar às pessoas o que elas querem: experiência, conforto, a novidade, os serviços. Há uma série de questões que são colocadas pelas pessoas quando saem de casa: temos que procurar responder a muitas delas, continuar a ser atrativos num espaço, não só na oferta comercial como no ambiente. A nova zona de restaurantes das Amoreiras [o projeto de arquitetura e design de interiores tem a assinatura de Miguel Saraiva e Nini Andrade Silva] é exemplo desse rasgo inovador. O desafio foi fazer algo diferente do que era habitual nos centros comerciais, algo que fosse um pouco à imagem das Amoreiras. É um centro comercial diferente e as pessoas reconhecem-lhe essa diferença também nas Amoreiras", explica, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

A crescer desde início de 2013, depois de uma quebra de negócios motivada pela crise em 2012, as vendas do centro comercial cresceram 8% de janeiro a julho desde ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses do ano, a empresa faturou 32 milhões de euros.

As duas torres desenhadas por Tomás Taveira foram palco de muitos dias compras mas também de muitos eventos. Depois da inauguração da nova zona de restaurantes, os planos para o próximo ano incluem um projeto muito virado para outro sector: o turismo. Ainda sem data marcada de inauguração, as Amoreiras preparam-se para receber visitas para o Observatório 360º que permite ter uma perspetiva circular da cidade de Lisboa.

Antes da novidade, o centro comercial recebe a exposição "Do Alto dos meus 30 anos", uma espécie de comemoração do trigésimo aniversário com direito a fotografias antigas que documentam os melhores momentos do centro, assim como uma área multimédia que conta, entre outras coisas, com depoimentos de funcionários e clientes.

Na direção da Mundicenter desde 2002, Fernando Oliveira sublinha a importância do centro comercial na vida dos portugueses. "Até para as pessoas que não frequentam regularmente, as Amoreiras têm lugar no seu imaginário. Muitas crianças viram aqui o primeiro filme no cinema. têm este espaço muito marcado nas suas vidas", refere o responsável pelo centro que tem uma taxa de ocupação de 100%.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt