A maioria dos portugueses fizeram férias entre portas este ano, com 83% a permanecer em Portugal durante o Verão, preferindo arrendar casas, pagando em média 790 euros por semana e com as reservas a serem feitas à última da hora.
Estas são algumas das conclusões do estudo da Homelidays, portal europeu de arrendamento de casas de férias,com os 83% a representar um aumento de 7% em comparação a 2011, quando 76% dos portugueses ficaram no rectângulo durante o Verão.
Para ir de férias, os portugueses optaram por localidades próximas da sua área de residência e optaram por arrendar casas em detrimento de hotéis.
De acordo com o estudo, a região do Algarve mantêm-se no topo das preferências dos portugueses, com 71% a optar por rumar a Sul. A região Norte e a região da Madeira registaram as maiores subidas em termos de procura com um aumento de 58% e 41%, respectivamente, em comparação com o ano anterior.
Neste verão, houve um crescimento de 17% nas estadias por estrangeiros em Portugal, segundo os dados da Homelidays. Os alemães, 37%, franceses, 27%, e ingleses, 25%, dominam as nacionalidades que visitaram o país, com 48% a eleger a região do Algarve para passar férias.
As regiões que registaram um maior aumento de procura, em comparação a 2011, foram a Madeira, com mais 45%, e o Norte/Douro e o Baixo Alentejo, ambas com 42%.
O estudo revelou uma tendência que foi a de os portugueses terem efectuado reservas de última hora, o que significa que não houve um planeamento antecipado das férias.
As reservas foram efectuadas em Junho e Julho para estadias em Julho e Agosto, com o custo médio de arrendamento a rondar os 790 euros por semana.