Amazon dá novo gás às salas de cinema com investimento de mil milhões de dólares por ano

Do streaming para o grande ecrã, gigante planeia lançar 12 a 15 filmes por ano para as salas de cinema, segundo avançou a Bloomberg
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Numa altura em que as receitas globais de bilheteira estão a subir, apesar de ainda não terem recuperado do fosso causado pela pandemia, um plano ambicioso da Amazon está a dar novo gás ao sector. A Bloomberg avançou que a Amazon pretende lançar 12 a 15 filmes por ano nas salas de cinema, com um investimento anual de mil milhões de dólares.

A notícia da expansão do streaming para as salas de cinema gerou um impulso imediato nas ações das empresas que gerem estes espaços, incluindo Cinemark (+11%), IMAX (+7%) e AMC (+5%).

É que, embora a empresa tenha lançado alguns filmes de forma limitada em salas de cinema, como o sucesso de 2017 "The Big Sick" ou "Being the Ricardos" no ano passado, a primazia para quase todos os seus conteúdos tem sido dada à plataforma de streaming.

A aposta em conteúdos originais é vista como uma via importante de expansão do serviço Prime, que neste momento tem cerca de 200 milhões de subscritores em todo o mundo.

O investimento de mil milhões de dólares em filmes para as salas de cinema é uma pequena parte do bolo global, mas assinala uma tendência positiva para Hollywood no pós-pandemia.

As receitas de bilheteira têm estado a recuperar após a quebra brutal de 2020, mas ainda se encontram abaixo dos níveis pré-pandemia. Tem havido também menos filmes com lançamentos alargados, isto é, em mais de duas mil salas de cinema. Alguns blockbusters ajudaram a impulsionar a indústria este ano, como o recente "Wakanda para Sempre", que gerou 550 milhões de dólares nos dois primeiros fins de semana, ou "Top Gun: Maverick", que acumulou receitas de 716 milhões.

O avanço da Amazon também assinala o reforço da sua estratégia depois de um aumento substancial dos investimentos em conteúdos originais para o Prime Video nos últimos anos. A empresa passou de 6 mil milhões em 2019 para 11 mil milhões em 2020 e 13 mil milhões de dólares em 2021. Só a série "Os Anéis do Poder", que estreou a 1 de setembro e foi a série mais vista no streaming na semana de lançamento, custou cerca de 500 milhões de dólares.

Também em 2022 a gigante do comércio eletrónico esteve na ribalta quando adquiriu os estúdios MGM por 8,45 mil milhões de dólares.

Esta notícia chega numa altura em que o sector das grandes tecnológicas está a passar por despedimentos em massa, incluindo a Amazon. A empresa iniciou um plano de cortes de 10 mil funcionários em novembro.

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