O primeiro carro voador do mercado fará a sua primeira aparição no salão automóvel de Nova Iorque. Chama-se Transition, tem dois lugares e fez o voo inaugural no Plattsburgh International Airport, segundo anunciou a sua fabricante Terrafugia.
Este protótipo é o mais próximo que alguma vez existiu do sonho de ter carros voadores, algo que tem povoado a imaginação dos contadores de histórias no último século.
A Terrafugia chama-lhe "um avião que pode andar na estrada" e conta que o voo inaugural durou 8 minutos a uma altitude de 425 metros.
"O primeiro voo bem sucedido deste Transition marca um passo crítico em direcção à produção inicial e à entrega", disse a responsável de operações da empresa, Anna Mracek Dietrich.
Este é o protótipo de produção que se seguiu ao trabalho de prova de conceito, concluído em 2009 (a Terrafugia trabalha nisto desde 2006).
"A Terrafugia vai continuar o programa de testes em preparação para a primeira entrega, que deverá ocorrer no próximo ano", indicou a empresa. O custo poderá rondar os 200 mil dólares (151 mil euros).
O carro tem, literalmente, asas que se dobram enquanto está na estrada e que se estendem para levantar voo.
Para saber mais sobre o Transition, espreite o site da Terrafugia.