Em vésperas do Euro 2024, que arranca na próxima sexta-feira, a Betano e a Consumer Choice perguntaram a 600 apostadores online se apostam mais em clubes ou na seleção nacional. José Almeida, marketing manager da Betano Portugal, dá a conhecer as principais conclusões deste inquérito, que decorreu entre 21 de fevereiro e 3 de março deste ano. A empresa de apostas online é patrocinadora oficial do Euro 2024, e José Almeida diz esperar "um retorno muito positivo em termos do posicionamento e aumento de notoriedade da Betano, a nível local e internacional". .Quais são as principais conclusões deste estudo sobre as escolhas dos apostadores portugueses?Este estudo, pioneiro em Portugal, permitiu-nos conhecer a preferência dos apostadores portugueses no que concerne a apostas de futebol em clubes e seleção. No que respeita às principais conclusões, constatámos que, apesar de uma significativa menor frequência de jogos da seleção, os portugueses revelam um equilíbrio no que concerne às apostas realizadas nestes dois segmentos - 56% prefere apostar em clubes de futebol e os restantes 44% na seleção..Acerca da conquista que lhes seria mais prazerosa, os apostadores inquiridos afirmaram que a conquista do clube os deixaria mais felizes (58%) do que a vitória da seleção nacional (42%)..Apesar de uma relativa maior frequência de apostas nos jogos dos clubes, quando se trata de jogos importantes, os apostadores revelam uma maior confiança para apostar na seleção do que nos seus clubes favoritos (10,2% vs 9,7%)..Em suma, concluímos que os portugueses demonstram uma grande proximidade à seleção nacional, apesar da menor frequência de jogos, e uma especial confiança nos momentos de maior relevo da Equipa das Quinas..Porque preferem apostar mais nos clubes em detrimento da seleção?Depois de conhecermos estes números, o nosso estudo procurou conhecer as motivações e sentimentos associados quer às conquistas dos clubes, quer às conquistas da seleção. A este respeito, percebemos que a conquista do clube é tida como mais significativa para os apostadores, evocando sentimentos de felicidade, paixão e amor de forma mais intensa, apesar de ser um sentimento mais individualista e pessoal, ao passo que as conquistas da seleção são associadas a sentimentos de patriotismo, coesão e identificação social, orgulho e união..A frequência dos jogos, as probabilidades, expectativas e crença nos clubes, com base num histórico maior e mais frequente de resultados, são alguns dos elementos que ajudam a justificar as diferenças que verificámos. Ainda assim, importa ressalvar que o estudo foi realizado numa altura relativamente desconexa face a grandes eventos da seleção nacional, e que a ser realizado agora, por exemplo, poderíamos ser surpreendidos com resultados diferentes, inclusive até favoráveis à seleção nacional..As preferências dos portugueses estão alinhadas com as de outros países, ou o apostador nacional tem particularidades?Este estudo foi realizado pela Betano, apenas e só, em Portugal, tendo sido um marco pioneiro na nossa indústria..A título de exemplo, um estudo recente realizado em Inglaterra concluiu que mais de 60% dos adeptos ingleses preferem ver o seu clube ganhar a Premier League do que a seleção inglesa vitoriosa no UEFA EURO 2024, um número que acaba por reforçar a nossa crença de que, de facto, os adeptos e apostadores portugueses apresentam um grau de conexão bastante forte e significante para com os jogos, destaques e conquistas da seleção nacional de futebol..Mas, para conseguirmos analisar estes indicadores e realizar comparações entre países distintos, seria necessário replicar este estudo noutros mercados..Como tem evoluído a atividade da Betano em Portugal nestes cinco anos? Quais são os objetivos para este ano?Os últimos cinco anos em Portugal são reflexo da afirmação da organização não só a nível nacional, como também internacional. Localmente temos conseguido crescer e consolidar cada vez mais a nossa operação, sendo cada vez mais reconhecidos como a referência do mercado de casino e apostas desportivas online, algo que nos deixa bastante satisfeitos e que cumpre, em parte, com os objetivos a que nos propusemos aquando da entrada da marca em Portugal, em 2019..Consideramos que o trajeto da Betano, em Portugal, fica marcado pelo sucesso e evolução contínua e prova disso são as associações aos principais símbolos desportivos nacionais, como o FC Porto, o SL Benfica e o Sporting CP, assim como a causas sociais extremamente importantes, desde a luta contra a pandemia de covid-19, à criação de uma sala sensorial no Estádio do Dragão e mesmo o apoio que prestamos a atletas amadores de uma forma regular..Por outro lado, a nível internacional, a Betano tem tido a capacidade de se expandir para novos mercados, com um objetivo muito claro de estar presente em 26 países no final do ano de 2026. Temos construído este caminho através de uma estratégia muito bem definida e assente em dois pilares fundamentais: pessoas e tecnologia..2024, em particular, é um ano muito especial para a Betano, que se torna na primeira empresa de apostas desportivas a patrocinar as principais competições de futebol de seleções na Europa e na América do Sul, o UEFA EURO 2024 e a CONMEBOL Copa América 2024, depois de já ter estado associada ao último mundial de futebol, que decorreu no Qatar em 2022..Ao longo de 2024, o nosso foco será o mesmo desde que arrancámos em Portugal, melhorar a experiência de entretenimento dos consumidores através de uma oferta melhorada do nossos produtos e serviços, recorrendo sempre à inovação e à tecnologia, assim como reforçar o nosso posicionamento em matérias de responsabilidade social e de impacto positivo na comunidade..Qual o retorno que a Betano espera obter com o patrocínio ao Euro 2024?Sabemos da importância e visibilidade que é conferida ao UEFA EURO 2024, pelo que esperamos um retorno muito positivo em termos do posicionamento e aumento de notoriedade da Betano, a nível local e internacional..Estamos conscientes de que esta parceria será importante para consolidar e aumentar a nossa base de clientes e parceiros, mas aquilo que nos deixa mais realizados com esta associação passa, precisamente, pelo reforço da ligação da nossa marca ao futebol e aos valores que caracterizam este desporto.