Assim é o palácio que Putin terá mandado construir com dinheiro público

Veja as fotos. Um luxo que terá custado cerca de 850 milhões de euros desviados de fundos do sistema nacional de saúde e de projetos industriais.
Publicado a

Não muito longe do Mar Negro, em Praskoveevka, na Rússia, encontra-se um dos maiores segredos do governo. Putin terá mandado aqui construir um palácio com recurso a dinheiros públicos, que terá sido desviado pelo Kremlin.

No escândalo conhecido como Wikileaks, lançado por Julian Assange, estava também envolvido Vladimir Putin. O caso remonta a 2012, altura em que eram analisadas à exaustão as milhares de páginas com informações confidenciais sobre chefes de Estado de todo o mundo.

Nesse mesmo ano foi também elaborado, pelo ex-vice primeiro-ministro russo Boris Nemtsov, um relatório que descrevia todos os luxos de Putin e que faziam dele um dos homens mais ricos do mundo. Acontece que muito desse património terá sido comprado e mantido com dinheiro dos contribuintes daquele país.

Entre esses luxos está este palácio (veja as fotos na galeria no início do texto), alegadamente pago por uma companhia misteriosa e com origens muito difíceis de comprovar. Terá sido essa mesma empresa que desviou fundos do sistema nacional de saúde e de projetos industriais.

O segredo bem guardado do Kremlin

Sendo esta uma obra já com cinco anos, como é que nunca foi dita uma palavra sobre o assunto? Graças às amizades. Diz a BBC que o alegado desvio fraudulento chegou mesmo a ser denunciado ao primeiro-ministro Dmitri Medvedev. Acontece que a sua proximidade com Putin levou-o a obrigar que o assunto fosse 'apagado da memória' tanto da imprensa nacional como da população.

Ainda de acordo com a mesma fonte, terão sido gastos cerca de 850 milhões de euros para construir este edifício luxuoso que tem o Mar Negro como paisagem.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt