O aumento da utilização da internet e o crescimento das compras online, deu origem também a um crescimento significativo das fraudes e burlas online. Conheça alguns dos esquemas e saiba como se proteger.
Esta burla é feita através da aplicação de troca de mensagens online Whatsapp. Tudo começa por uma mensagem familiar como: "Olá, mãe!", ou "Olá, pai!", seguindo-se de um eventual problema como por exemplo, o telemóvel que avariou e a necessidade de pedir dinheiro para resolver determinado assunto.
Os burlões recolhem dados sobre as vítimas através das redes sociais para credibilizar os pedidos. Quando alguma vez for contactado desta forma, deve sempre certificar-se de que está a falar com o seu familiar. Para isso, pode tentar telefonar-lhe para o número habitual, se este atender fica claro que tudo não passa de uma mentira.
Os esquemas com vendas online são muito comuns e existem inúmeras variações. Desde burlões que fingem que vendem produtos, recebem o dinheiro e nunca chegam a enviar nada, até burlões fingem ter casas de férias para alugar.
São esquemas comuns em plataformas de vendas online como o OLX, Custo Justo ou Marketplace do Facebook.
Também há burlões que desenham sites falsos a imitar grandes marcas com promoções atraentes, que ou não enviam qualquer produto ou enviam um produto defeituoso, cujo valor é muito inferior ao montante que foi pago.
O MB Way veio facilitar a forma de fazer pagamentos. Mas há quem se aproveite desta tecnologia para enganar os outros.
Os esquemas acontecem normalmente, em contexto de vendas online, em plataformas como o OLX, Custo Justo ou Marketplace da rede social Facebook. O burlão entra em contacto com o vendedor e pergunta se este é utilizador do MB Way.
O esquema é consumado, quando o vendedor (vítima) refere desconhecer o funcionamento da aplicação de pagamento, sendo convidado pelo burlão a dirigir-se a uma caixa de multibanco, com o objetivo de colocar o cartão de débito e inserir o número de telefone e código de acesso, que este lhe fornece, para proceder ao pagamento. A vítima julga estar a
inserir os códigos para receber o dinheiro, mas está a fornecer pleno acesso à sua conta bancária ao burlão.
Atenção, nunca deve inserir outro número que não o seu para aderir ao MB Way.
O phishing acontece quando alguém que se faz passar por uma instituição ou empresa, enviando mensagens fraudulentas por e-mail, SMS ou até através de uma chamada telefónica. O objetivo é convencer o destinatário a fornecer informações pessoais ou bancárias que serão depois usadas para aceder à sua conta.
No caso das mensagens, acontece frequentemente ser enviado um link para uma página falsa (muitas vezes muito semelhante àquela que é enviada pela entidade oficial e autêntica) que lhe pede os seus dados pessoais. Pode surgir também uma janela no site que está a visitar, solicitando o mesmo tipo de informação.
Esquemas que envolvem prémios estão classificados como "advance-fee frauds", isto é, são fraudes que consistem em convencer a vítima a avançar uma determinada quantia para que possam receber um prémio mais elevado.
Normalmente, esta burla começa quando a vítima recebe um e-mail, uma mensagem ou até um telefonema a indicar que a pessoa em questão ganhou uma grande quantidade de dinheiro. A mensagem pode incluir, desde logo, algumas técnicas para pressionar a vítima - com um curto período de tempo para responder, por exemplo, ou indicar que, para receber o prémio, será necessário primeiro cobrir os "custos de envio" ou alguma outra "taxa".