Os carros que o fisco vai oferecer aos vencedores do concurso "factura da sorte" serão Audi A4 e A6. O primeiro sorteio está marcado para a primeira semana de abril e visará os cupões extraídos das faturas emitidas durante o mês de janeiro.
A marca e o modelo dos carros escolhidos está a ser avançada pelo "Jornal de Negócios", depois de o concurso lançado pelo Ministério das Finanças ter sido ganho pelo Grupo SIVA, que em Portugal comercializa as marcas Audi, Volkswagen e Skoda.
O regulamento do "Fatura da sorte" prevê o sorteio semanal de um carro e de dois sorteios extraordinários, a realizar em julho e dezembro, nos quais serão atribuídos três carros de uma gama superior. Na ocasião ficou igualmente definido que os carros de atribuição semanal teriam um custo máximo de aquisição de 42 mil euros, enquanto os restantes seis poderão ir até aos 52 mil euros.
A operacionalização do concurso fez com que, este ano, o primeiro sorteio só tenha condições para ocorrer no início do próximo mês, pelo que os prémios referentes às faturas emitidas durante o ano de 2014 serão atribuídos entre 1 de abril. deste ano e 31 de março de 2015.
Para se poder habilitar a um destes carros, os contribuintes terão de associar sempre o seu NIF às faturas no momento em que estas estão a ser emitidas, independentemente do produto ou serviço que estão a adquirir. Sabe-se que para o primeiro concurso estarão em jogo cerca de 46 milhões de faturas.
A atribuição de carros de gama elevada aos consumidores finais que pedem fatura tem gerado algumas críticas, desde logo pelos sinais errados que transmite às famílias a braços com uma elevada dívida. E também porque durante anos o negócio dos carros foi um gerador clássico de défice externo.
O Dinheiro Vivo tentou junto do Ministério das Finanças confirmar a marca e modelo de carros que ganhou o concurso, mas não obteve resposta.