Audi lança novo A4 para destronar liderança da Mercedes em Portugal

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A Audi acaba de lançar no mercado português o novo A4, o modelo principal em termos de vendas da marca alemã, e uma das 'armas' para destronar a liderança em 2012 do Mercedes Classe C.

Licínio de Almeida, diretor-geral da Audi em Portugal, refere que o objetivo da Audi com o novo A4 "é voltar a ser líder do segmento", até porque já o foi em Portugal e é-o neste momento na Europa.

Para isso, o responsável da Audi conta com uma "oferta competitiva de preços", não só para fazer frente aos rivais Mercedes e BMW, mas também para atacar o mercado das empresas, abalada pelo peso da tributação que leva a que ofereçam aos seus colaboradores carros de baixas emissões, ou seja com menos de 120 gramas de emissões.

A Audi, que segundo cálculos aproximados, obteve um volume de negócios de 70,4 milhões de euros nas vendas do ano passado dos modelos A4, vendendo 2.013 unidades, espera com esta renovação, aumentar a quota de mercado de forma a liderar o segmento, atualmente detido pelo Mercedes Classe C com 16,77 por cento, logo seguido do Volkswagen Passat, com 14,22 por cento, e em terceiro Audi A4, com uma quota de 11,27 por cento.

Lícínio de Almeida refere que desde que o Audi A4 sucedeu ao Audi 80 no final de 1994, a marca alemã vendeu 53 mil unidades em Portugal, sendo que a oitava geração do A4 será objeto de uma renovação significativa, abrangendo todas as variantes da gama, desde a limousine, avant, allroad quattro e os mais desportivos S4.

Segundo a marca alemã, os novos modelos A4 apresenta "novas soluções ao nível das motorizações, da suspensão e do entretenimento, assim como num desenho mais atrativo".

Nesta renovação do Audi A4, os valores dos consumos foram reduzidos, em média, em 11 por cento, apesar de muitas das motorizações terem incrementado os seus valores de potência e de binário. A Audi vai vender no mercado português dez versões dos motores a gasóleo dois blocos a gasolina num total de sete diferentes variantes.

Entre 2010 e o ano passado, este segmento de mercado perdeu cerca de 124,8 milhões de euros pela quebra de 16,65 por cento nas vendas, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), prevendo-se que para este ano, a queda continue, embora a um nível mais baixo do que em 2011.

O segmento dos carros executivos valeu 624,9 milhões de euros em 2011, ou seja 17.854 unidades vendidas a um preço médio de 35.000 euros.

A Audi produz carros em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Györ (Hungria), Changchun (China) e Bruxelas (Bélgica). O Audi Q7 é construído em Bratislava (Eslováquia) e, em julho de 2010, a produção do Audi Q5 foi adicionada às já existentes operações de fabricação do Audi A4 e do A6 em Aurangabad, na Índia.

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