Um pouco por todo o mundo, as companhias de aviação estão a esforçar-se por agradar aos passageiros que escolhem viajar em primeira classe e aos seus gostos mais requintados -- é que a tarifa cobrada exige um tratamento especial, e que faça a diferença. .O que estão a oferecer as companhias para cativar os seus passageiros? Estão a oferecer comodidade e 'marcas'. Na Singapore Airlines, o primeiro exemplo chega com os pijamas franceses Givenchy. Na rival Emirates, há um toucador pessoal com cremes e um bar particular. Além disso, antes de aterrar, o passageiro pode tomar um duche nas casas de banho first class..O requinte chega para cativar? Parece que sim. Segundo a IATA, o segmento de primeira classe (e classe Executiva) estava a cair 9,5% no pré-crise, o que abrandou agora para 8%. .Voltemos aos benefícios com que as companhias acenam aos seus clientes premium. Na British Airways, as noites de viagem, em assentos espaçosos, são complementadas com um pijama de duas peças a que se junta ainda uma touca de dormir. Além disso, antes das luzes caírem, os tripulantes de cabine vão ajeitar as almofadas para as tornar mais fofas - o que traz um toque de exclusividade. .Na Emirates, o assento torna-se numa confortável cama e, para que os vizinhos pareçam mais distantes, pode acionar-se um mecanismo que funciona como porta e janela. E transforma aquele espaço num 'quarto' protegido. O Dinheiro Vivo foi conhecer a primeira classe da Emirates..Na Singapore Airlines, a exclusividade de uma noite bem passada também inclui assentos confortáveis, desta feita desenhados pela marca italiana Poltrona Frau. E tal como o pijama, o edredon e as almofadas também têm a assinatura da francesa Givenchy..Mas as comodidades não servem apenas para um sono tranquilo. Na American Airways, o ideal de conforto passa por oferecer particularidades a que os passageiros estão habituados em terra e que tornam um voo mais simples. Isto começa no cappucino a pedido e vai às porcelanas da casa de banho. E na Singapore Airlines, o passageiro de primeira classe pode reservar a sua refeição como num qualquer restaurante -- isto inclui Lagosta ou pratos gourmet. .Mas a experiência de voo não começa no avião. Várias companhias aéreas estão a melhorar as ofertas nos lounges do aeroporto - como o de Primeira Classe, que a Lufthansa abriu recentemente em Frankfurt. E nos serviços de transporte de passageiros do aeroporto para o avião. A Lufthansa tem um sistema de motorista para os melhores clientes e, por exemplo, a Delta Airlines surpreende os seus clientes com transferes de Porsche.