Banco angolano BIC começa quarta-feira a operar na Namíbia

O banco angolano BIC inicia quarta-feira a operação na Namíbia, após um investimento superior a 200 milhões de rands (12 milhões de euros).
Publicado a

O banco angolano BIC inicia quarta-feira a operação na Namíbia, após um investimento superior a 200 milhões de rands (12 milhões de euros), abrindo o primeiro de pelo menos seis agência programados a dois anos.

A informação foi confirmada hoje em declarações à agência Lusa, em Luanda, pelo presidente do conselho de administração do maior banco privado angolano, Fernando Teles, dando conta que o primeiro espaço Bank BIC Namíbia será em Windhoek, a capital, ocupando um edifício de quatro pisos, junto à embaixada angolana.

"É um novo banco, num país que está em crescimento, que está próximo e que tem afinidades a Angola, com a presença de muitos empresários angolanos que lá trabalham e têm os seus investimentos. Por outro lado, é uma forma também de ajudarmos um bocadinho a Namíbia a crescer", apontou Fernando Teles.

O universo do Banco BIC, que inclui também a operação em Portugal, é detido a 42,5 por cento do seu capital social pela empresária angolana Isabel dos Santos, a mesma percentagem atribuível a Fernando Teles.

A licença para o BIC operar na Namíbia foi emitida em 2014 pelo banco central daquele país, que partilha uma vasta fronteira com o sul de Angola.

Segundo o presidente do conselho de administração, a perspetiva passa por abrir agência, entre balcões e centros de empresa, em mais "cinco a seis cidades" namibianas, num prazo de "um a dois anos".

"Vamos estar mais virados para as empresas, mas não vamos recusar a abertura de contas particulares. Mas vai ser um banco virado essencialmente para as empresas", explicou.

A operação na Namíbia inicia-se com cerca de 30 trabalhadores, tendo o Bank BIC como presidente da comissão executiva Jorge Veiga, ex-diretor central em Angola, e integrando o conselho de administração elementos namibianos, como é o caso de Lindsay Crawford, que já passou pela administração de vários bancos em Windhoek.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt