BPI diz que disparou burocracia para linhas de crédito a empresas

Os deputados vão hoje ouvir responsáveis do BPI, do Millenium bcp e do Santander acerca da atribuição de crédito a empresas e moratórias às famílias.
Publicado a

A Sociedade de Garantia Mútua passou a exigir nove documentos a empresas candidatas a linhas de crédito com garantia estatal, quando antes apenas pedia dois documentos.

A informação foi divulgada esta terça-feira por Pedro Barreto, administrador do Banco BPI, que está a ser ouvido nas Comissões de Orçamento e Finanças e Economia e Inovação.

Frisou que os bancos só foram informados desta alteração na passada quinta-feira à tarde.

O Governo decidiu aumentar o montante global de crédito que será disponibilizado a empresas com garantia estatal, de três para 6,2 mil milhões de euros. O apoio inclui quatro linhas de crédito, além de que uma delas é reformulada, passando a abranger centenas de atividades, e com o valor a crescer de 1,3 mil milhões de euros para 4,5 mil milhões.

Pedro Barreto afirmou que o sistema para a receção de pedidos para aceder a estas linhas está "bloqueado desde sábado", devido ao grande fluxo de solicitações, devendo ser reaberto hoje.

Indicou que o BPI já colocou na plataforma da Sociedade de Garantia Mútua mais de 10 mil operações de crédito ao abrigo das linhas garantidas pelo Estado, no montante de 6,2 mil milhões de euros.

Internamente, o BPI já aprovou 1,5 mil milhões de euros para as operações ao abrigo das linhas garantidas pelo Estado e o banco garante que consegue fazer chegar dinheiro às empresas em 10 dias.

Além dos apoios protocolados com o Estado, o BPI tem linha de crédito de curto prazo de 4,6 mil milhões de euros para apoiar as empresas, sendo que, até agora, só estão usados 47% deste montante.

As Comissões estão hoje a ouvir responsáveis do BPI, do Millenium bcp e do Santander acerca dos procedimentos na atribuição de crédito garantido a empresas e também na concessão de moratórias às famílias.

Atualizada às 18H01 com mais informação

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt