Calçado. A indústria mais sexy da Europa é, agora, "infinitamente cool"

Calçado tem nova campanha. Objetivo é que os EUA possam ascender ao top 5 dos maiores destinos das exportações nacionais de calçado
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A indústria de calçado tem uma nova campanha de promoção internacional, que aposta numa "linguagem mais jovem" e no "reforço da ligação" aos setores do vestuário, ourivesaria e turismo. Reforçar a aposta em mercados extracomunitários como os Estados Unidos, que o calçado pretende incluir no top 5 das suas exportações, é a grande aposta.

Alécia Morais, Francisco Henriques, Isilda Moreira, João Lima, Maria Clara, Maria Rosa e Ricardo Gomes, rostos da nova geração da moda nacional, "dão vida à 'indústria mais sexy da Europa' que agora também será infinitamente cool". Uma campanha que pretende transmitir um "retrato global de Portugal", "cruzando referências e reforçando a ligação a várias outros setores da economia portuguesa, como o vestuário, a ourivesaria e o turismo", destaca a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos. A escolha dos manequins não foi inocente, já que quatro deles vivem em Nova Iorque, um fator determinante para o setor que quer reforçar a sua ligação ao mercado americano.

O evento de hoje, em Lisboa, assinala os dez anos da campanha The Sexiest Industry in Europe , protagonizada por nomes como Sara Sampaio, Sharam Diniz ou Victoria Guerra, e o arranque da nova estratégia promocional para 2018, em que vão ser investidor 15 milhões de euros, levando mais de 200 empresas a participar em mais de 60 certames profissionais em todo o mundo. A grande aposta no próximo ano são os Estados Unidos, que são, atualmente, o sexto mercado de destino das exportações do setor, valendo cerca de 4% com 80 milhões de euros. Em 2012, o mercado representava, apenas, 20,9 milhões de euros. França, Alemanha, Holanda, Espanha e Reino Unido são os maiores mercados do calçado português.

"Acreditamos que estão reunidas as condições para que, num espaço de três anos, o mercado norte-americano figure entre os cinco principais destinos das exportações de calçado", diz o presidente da APICCAPS, Luís Onofre. Sem avançar, ainda, com grande pormenores sobre o programa de promoção nos Estados Unidos, Onofre admite que, além da organização de uma "grande ação comercial e de charme", a indústria participará em vários certames no país. O calendário promocional está previsto para decorrer entre março e agosto, com o "essencial das atividades concentradas nas cidades de Nova Iorque, Washington e Las Vegas".

"Estamos, ainda, a ultimar o programa, mas os EUA serão, para nós, uma maratona, não uma prova de velocidade", sublinha Luís Onofre.

Fotografada na Madeira, a nova campanha pretende ser "um testemunho de um país repleto de novos talentos" e quer "reforçar a componente da portugalidade" que o setor sempre assumiu nas suas ações promocionais externas. Carlos Gil, Nuno Gama, Nuno Baltazar, Pedro Pedro, Luís Carvalho e Carolina Curado são alguns dos criadores envolvidos.

Sobre os dez anos da campanha The Sexiest Industry in Europe, o presidente da APICCAPS faz um "balanço muito positivo" dos resultados obtidos. "Nesse período, as exportações aumentaram mais de 60%, de 1.200 milhões de euros por ano para, praticamente, 2.000 milhões de euros. E o preço médio do calçado português aumentou de forma muito significativa, apresentando hoje Portugal o segundo maior preço médio de exportação entre os principais produtores mundiais de calçado", diz Luís Onofre, destacando, ainda, a criação de 350 novas marcas e 9.000 postos de trabalho na fileira. "O prestígio do calçado português aumentou consideravelmente e é hoje uma referência pela sofisticação, criatividade e bom gosto", sublinha.

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