Caldeira Cabral visita moda portuguesa em Paris

Indústria têxtil estima fechar 2016 com resultados históricos, antecipando em cinco anos o objetivo dos cinco mil milhões de euros exportados
Publicado a

O ministro da Economia, Caldeira Cabral, visita esta terça-feira as empresas portuguesas presentes na Prémière Vision, em Paris. São mais de 30 os expositores nacionais de tecidos, malhas e acessórios que marcam presença naquela que é considerada a feira internacional de plataforma das matérias-primas têxteis e das tendências.

Caldeira Cabral visita as empresas portuguesas a convite da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) que, conjuntamente com a Associação Selectiva Moda, organiza e apoia a participação lusa na Prémière Vision Paris, distribuídas por cinco áreas distintas do certame: Première Vision Fabrics (tecidos), Première Vision Yarns (fios), Première Vision Accessories (acessórios), Première Vision Manufacturing (confecção), e uma área de especialização Knitwear Solutions (vestuário malha rectilínea).

São 13 as empresas portuguesas a expor os seus artigos na área dos tecidos, entre as quais a A. Sampaio&Filhos, a Lemar, a LMA Alitecno, a Joaps, a TRoficolor ou a Texser/Têxtil Serzedelo. Especialista em malhas circulares, a Joaps aposta nesta edição na apresentação de "malhas com características funcionais e tendências, malhas leves nas mais variadas misturas e aspetos", como explica Carla Araújo, do departamento de marketing da empresa. As expectativas da presença neste certame são boas. "É nesta feira que recebemos no nosso stand grandes marcas e criadores de todo o mundo, estamos certos de que a nossa presença será de grande importância para o aumento da exportação e divulgação dos nossos produtos", acrescenta.

Tecidos em diversas composições para banho, cordura para sacos e malhas de rede para diversos fins, são os principais destaques levados até Paris pela Lemar. "Estabelecer novos contactos e aumentar o volume de negócios são os nossos principais objetivos», como indica Fátima Silva, assistente de direção da Lemar. No stand da Texser/Têxtil Serzedelo estará em exposição uma coleção estruturada em 5 temas, onde os tecidos com fios delávé ocupam um papel de destaque. Para José António Ferreira, diretor de exportação da empresa, a participação neste certame é muito importante: "Uma das nossas bases comerciais é estar presente nos principais palcos do setor. Pretendemos consolidar a nossa marca junto dos clientes internacionais", frisa.

A especialista em denim, Troficolor, destaca na sua coleção "o aumento substancial da família de tecidos orgânicos, novos denims camiseiros, com padrões e os linhos". O objetivo principal desta participação é "consolidar a nossa presença no mercado francês, aumentando a carteira de clientes e fortificando a relação com clientes actuais", como indica Pedro Garcia. Na área Knitwear Solutions, dedicada ao vestuário de malha rectilínea, Portugal é representado pela Orfama, que parte para a sua quinta presença consecutiva no certame. "Esta feira está vocacionada para clientes que se enquadram dentro do perfil que procuramos, produtos diferenciados em termos de design e qualidade, que valorizam o Made in Portugal", explica António Cunha, sales manager da empresa. Matérias-primas inovadoras (viscoses brilhantes com misturas lurex, misturas com algodão, seda e bambu, entre outras) e modelos trabalhos com motivos diferenciados em jacquard em fios muito finos, são alguns dos destaques da coleção. "Estamos otimistas em relação a esta participação, é um trabalho que está a ser feito step by step, nos últimos anos, de uma forma sustentada, mas ao mesmo tempo com um aumento do volume de vendas. Este crescimento é muito positivo, sinal que estamos no caminho certo", acrescenta.

A.J. Gonçalves, Raith Têxteis e Soeiro, são as três empresas presentes na PV Manufacturing. Especialista em confeção de vestuário de senhora, homem e criança, a Soeiro apresenta a sua coleção casual wear, que se distingue pela inovação, qualidade e conforto. "Esta é uma feira com um elevado impacto internacional, onde pretendemos aumentar a nossa carteira de clientes», sublinha Sandra Barros, merchandiser da empresa.

A participação das empresas portuguesas na Première Vision Paris, que decorre de 7 a 9 de fevereiro na capital francesa, é uma ação do From Portugal 2017, iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda. Um projeto com um investimento de 12,4 milhões de euros, co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt