Cartão Universo já tem uma quota de 10%

Lançado há um ano, o Cartão Universo já totalizou os 375 mil clientese no último mês estimam ter alcançado uma quota de 10%
Publicado a

Lançado há um ano, o Cartão Universo, da Sonae em parceria com a Mastercard já totalizou os 375 mil clientes, e o administrador da Sonae Financial Services, Carlos David, admite que até ao final do ano “chegue perto dos 400 mil, e as perspetivas para 2017 é um crescimento de cerca de mais 100 mil clientes”. No último mês estimam “ter alcançado uma quota de 10% da produção (valor de transações) com cartões de crédito em Portugal”.

É o mais recente cartão de crédito lançado em Portugal, mas, sublinha Carlos David, “não é apenas um cartão de crédito, primeiro porque associa a fidelização dos cartões das lojas do grupo, Continente, Worten Resolve, SportZone, mantendo as facilidades de pagamento desses cartões”. Além disso, “é universal, pode ser utilizado em qualquer loja que aceite cartões Mastercard, e não apenas nas lojas do grupo como ainda muita gente pensa”.

Tendo em conta que em Portugal existem cerca de oito milhões de cartões de crédito, “ao criar o nosso quisemos sublinhar as diferenças, porque enquanto retalhistas, para nós é fundamental facilitar a forma de pagamento dos clientes e ao mesmo tempo integrar poupança”, explicou Carlos David, para referir que se trata de um cartão sem anuidade, e com um cashback de 1% de todas as compras com o cartão, exceto quando são compras a que não estão associados juros. Além disso, “pode poupar nos combustíveis, juntando o cartão ao talão do Continente o desconto nos postos da Galp pode chegar aos 16 cêntimos por litro”.

Apesar de não ter anuidade, e incluir cashback, o portal 'comparajá' referência para os portugueses na hora de escolher os melhores produtos financeiros, não coloca o Cartão Universo como a melhor escolha. E, Miguel Ramalhosa explica que, “o 'rankeamento' dos produtos na nossa plataforma é feito de acordo com as suas características – no caso dos cartões de crédito, poderá ser a percentagem de cashback, milhas aéreas ou pontos, por exemplo. No caso da categoria “Todos”, nos cartões de crédito, o critério é a TAEG”.

O que significa que um cartão pode não figurar no top de nenhuma categoria em particular (cashback, pontos.), no entanto, dada a generalidade dos seus benefícios, se afirma como vantajoso para quem procure um cartão de crédito “generalista”, e não com uma única finalidade. “Esta categoria, “Melhores Produtos”, foi criada precisamente com base no feedback dos nossos utilizadores”.

E afirma: “De facto, o Cartão Universo figura neste top (7ª posição) das “Melhores Ofertas”, sendo inclusivamente o segundo melhor cartão para cashback, a terceira categoria mais valorizada pelos consumidores. Consideramos este produto muito interessante, pese embora esteja limitado a um número restrito de parceiros”.

Para alargar o âmbito do cashback, “e também para divulgar junto dos clientes que é para compras em qualquer loja, em agosto, mês de férias, aumentamos o valor para 5% em gastos nos restaurantes, e durante o aniversário, entre 29 de outubro e 1 de novembro essa percentagem foi para compras no Continente, e demos a possibilidade de pagar em 12 vezes sem juros na Worten e na SportZone”. Ou seja, sublinha o administrador da Sonae Financial Services, “o cashback está pré definido em 1%, mas é variável consoante as épocas que são mais relevantes para os clientes”.

Parcerias

O Cartão Universo já estabeleceu várias parcerias neste primeiro ano, com as lojas do grupo Sonae, Casa da Música e com a Galp. “O mais recente parceiro é o Plano de saúde da Wells, e neste caso para os clientes do Cartão Universo, que tenham este plano de saúde, podem, quando utilizam um dos parceiros do Palno de Saúde Wells, escolher pagar em 3, 6 ou 12 vezes sem quaisquer juros associados. Os juros neste caso são zero”, salientou Carlos David.

Em matéria de parcerias, adiantou que estão em negociações outras, com outras empresas, mas preferiu não divulgar quais até ao fechar dos contratos.

Futuro

Para o próximo ano, a aposta dos responsáveis pelo Cartão Universo é lançar novas funcionalidades, como a in-control, “ou seja, na web o cliente poderá definir os parâmetros de utilização do cartão, por exemplo para não usar em compras online, no estrangeiro, depois das 19 horas, é uma forma de permitir ao cliente ter ainda um maior controlo com o dinheiro que gastam, um fator muito importante, e que tem vindo a ser referido pelos nossos clientes nos diversos inquéritos que fizemos”.

Além disso, “está em preparação uma aplicação para telemóvel, para que os clientes possam sempre aceder à sua conta”.

Carlos David conclui dizendo que “é fundamental ir dando a conhecer aos poucos todas as vantagens que o cartão já tem. Por exemplo, é um cartão de crédito, mas também de débito, porque pode fazer transferências diretas para outra conta”.

Por outro lado, o menu de escolhas de pagamento é alargado, “em qualquer ATM aparece lgo no ecran: fim do mês; 3 vezes; 6 vezes; 12 vezes e débito. Nas lojas do grupo Sonae surge uma outra modalidade, os especiais, ou seja permite a utilização das campanhas em vigo no momento nessa loja”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt