Conheça as 10 melhores ideias do TAP Creative Launch

<a href="https://www.tapcreativelaunch.com/pt/#future" target="_blank">São dez os projetos finalistas do concurso TAP Creative Launch,</a> que quer distinguir e premiar as melhores ideias de negócio e empresas nas áreas de turismo e dos transportes aéreos. O concurso, promovido pela TAP em parceria com a Startup Lisboa, anuncia esta terça-feira o vencedor, depois de uma ronda de pitch feitos pelos finalistas.
Publicado a

A decisão é anunciada a partir das 18 horas, no Centro de Reuniões da FIL no Parque das Nações. Conheça os dez finalistas em competição, que recebeu mais de 750 candidaturas de 11 países:

1. Tic Tac Ticket

A empresa quer adequar adequar a oferta das companhias aéreas a um tipo de procura latente de cerca de 26 Milhões de pessoas na Europa, ajustando o preço dos bilhetes dos lugares disponíveis em cada voo às necessidades deste mercado. Carlos Veiga, especialista em gestão da informação e experiência comprovada no sector da aviação, e Filipe Veiga, consultor de inovação e fundador da startup Obway são os fundadores da plataforma. A Tic Tac Ticket vende um número limitado de opções de viagens para vários destinos, iniciando tipicamente o processo cinco semanas antes e terminando uma semana antes da partida, numa lógica de variação preço inversa à do mercado nesse período, reduzindo as tarifas. O ajuste de preços é feito em tempo real. De acordo com dados da empresa, a TAP poderia aumentar as suas receitas até 40 milhões de euros /ano.

2. Hydrophobic Aerogel for Thermal Insulation in Aeronautics

O aerogel é considerado pelos especialistas como o melhor material de isolamento alguma vez inventado por ser hidrofóbico, flexível e suportar temperaturas de -250 ºC a 350 ºC. Este projeto pretende usar este material num contexto aeronáutico: essa decisão traria vantagens técnicas, financeiras e de segurança, face aos produtos usados atualmente. Além de ser um material mais vantajoso em termos de segurança, permite poupar nos custos de manutenção, diminuir o número de intervenções e poupar no combustível, dada a sua baixa densidade.

3. BactEra - Flying towards environmentally sustainable aircraft maintenance

Partindo de uma base que tem as preocupações ambientais nos países desenvolvidos como inspiração, o BactEra introduz um método de tratamento que pode ser utilizado para todos os tipos de águas residuais, sejam industriais, agro-alimentar ou urbanas. Trata-se de um sistema com base na biotecnologia de microorganismos, integrado e auto-sustentável, com a capacidade de efetuar um tratamento altamente eficiente e, simultaneamente, gerar energia elétrica que é utilizada para assegurar o funcionamento de todo o sistema. O projeto pode ser implementado como um único sistema de tratamento das águas residuais ou como um complemento à unidade já existente, suprimindo os pontos críticos do atual sistema da TAP, reforçando-o. Reduz os custos de eliminação (até 20%/ano) e o volume de resíduos produzidos, reduzindo o impacto ambiental.

4. Business in the air

A plataforma Business In The Air quer proporcionar tempo sem ter que pagar por isso, aproveitando ferramentas web utilizadas em larga escala para rentabilizar ao máximo as horas de inatividade inerentes às viagens aéreas de negócios. Entre o tempo que espera nos terminais de embarque, escalas e atrasos, a plataforma recorre a dispositivos eletrónicos utilizado em larga escala (notebook PCs, tablets ou smartphones) o profissional de negócios pode de maneira a proporcionar a partilha de informações empresariais, procurar informação de outros utilizadores que partilhem os mesmos voos e até entrar em contacto com os utilizadores cujos perfis são do seu interesse, entre outras possibilidades.

5. Lisbon Tea Co

A companhia de chá de Lisboa, uma marca portuguesa que quer diferenciar-se pelas coleções de chás nacionais - chás de Vinho, Sabores de Portugal e chás dos Açores - quer fornecer mensalmente a TAP com sabores tradicionalmente portugueses. A ideia é começar a fornecer a companhia nos voos de longo curso (18 voos diários) apenas em classe executiva, correspondendo a 104 saquetas de chá português por mês. Mas os planos não ficam por aqui.

6. Pass Tag

É uma ideia que permite aos passageiros viajar de uma forma relaxada e confortável, ajudando a TAP a reduzir custos. Consiste no uso de uma pulseira como alternativa ao cartão de embarque, que tem como objetivo simplificar o processo e melhorar a experiência do passageiro.

7. Flybox

Criado para fazer face à mudança de padrões de consumo e do paradigma do negócio na indústria da aviação em Portugal, a empresa acredita que o mercado potencial para os voos da TAP na Europa corresponde a cerca de dois milhões de lugares. O Flybox oferece viagens ilimitadas na Europa por um período limitado de três meses, a um preço fixo e que, esperam os seus criadores, irá revolucionar o conceito de flexibilidade no sector da aviação. O projeto inclui um investimento avaliado em 80 mil euros e um time to market previsto de seis meses.

8. TAP-WayFindApp

O projeto quer criar uma aplicação que será gratuita nas infraestruturas do Aeroporto de Lisboa, que pretende melhorar a experiência em terra do passageiro da TAP. A ideia é personalizar a aplicação de maneira a que contenha informação sobre o voo do seu utilizador, tal como a abertura da porta de embarque ou a saída da primeira bagagem no tapete.

9. Virtual Phobia

Entre 10 a 40% da população mundial tem medo de voar. Foi a pensar nesta fobia que o médico Filipe Pinto decidiu criar uma empresa de tecnologias da informação dedicada ao desenvolvimento de software dedicado à saúde. A ideia da Virtual Phobia é criar um dispositivo médico que sirva para o tratamento de quadros fóbicos, permitindo tratamentos presenciais ou por telemedicina.

10. Waynabox

A plataforma permite ao utilizador selecionar, através de características de destino (praia, campo, festa, entre outras), o destino que mais se adequa às suas necessidades do momento. No entanto, até 48 horas antes da viagem, o passageiro não sabe para onde viaja. Os preços incluem voos de ida e volta e hospedagem, tudo integrado no site da TAP.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt