A equipa de jurados do programa de televisão, que fará parte da grelha da Sic a partir do início do próximo ano, integra João Rafael Koehler, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e também presidente da direção do Portugal Fashion, o empresário Mário Ferreira, presidente executivo da Douro Azul, Miguel Ribeiro Ferreira, especialista em gestão de empresas e fundador das empresas Bebágua e Acquajet (em Espanha) e atual chairman da Fonte Viva, Susana Sequeira, publicitária e fundadora da agência de publicidade MSTF Partners e Tim Vieira, empresário luso-descendente com negócios no sector dos media.
"Os tubarões portugueses são, sem dúvida alguma, ótimos empresários, capazes de investir e apoiar os empreendedores nacionais e tornar os seus negócios mais lucrativos e bem-sucedidos. São pessoas com uma vasta experiência em diferentes sectores de atividade, com muitos contatos, quer em Portugal, quer nos mercados internacionais, o que vai seguramente beneficiar os candidatos", explica Paulo Sousa Marques, produtor executivo do programa, em comunicado.
Os tubarões em detalhe
João Rafael Koehler é considerado o representante dos empreendedores. É presidente da ANJE, presidente da direção do Portugal Fashion e atual administrador executivo da Colquímica, empresa líder de mercado ibérico na produção de colas hot melt e de base aquosa que exporta 90% da produção para 45 países. Koehler também criou a sua própria empresa de consultoria na área de projetos imobiliários em Portugal e está envolvido na criação de iniciativas industriais como a Elastictk, a sua mais recente criação.
Mário Ferreira é presidente da Douro Azul, empresa que fundou nos anos 90 e que se dedica aos cruzeiros no rio Douro. Tem vários investimentos na área turística no norte do país e também no Brasil.
Já Miguel Ribeiro Ferreira criou a primeira empresa aos 20 anos. O negócio cresceu e evoluiu primeiro para a portuguesa Bebágua - mais tarde vendida à Watson Water - e, depois, para a Acquajet em Espanha, onde é líder de mercado da água engarrafada. Hoje é chairman do grupo Fonte Viva, um dos maiores grupos da Península Ibérica.
A única mulher do grupo é Susana Ferreira, criativa. Passou por várias agências de publicidade nacionais e internacionais até fazer parte da equipa fundadora da MSTF Partners, com clientes em Angola, Brasil e China.
O quinto tubarão do grupo é Tim Vieira, empresário luso-descendente com negócios na área dos media.Trabalha atualmente em Angola, onde dirige o Special Edition Holding, um dos mais relevantes grupos de media desse mercado. Tem negócios em Moçambique e no Gana.
As candidaturas ao programa ainda estão a decorrer no site oficial. Os participantes terão que submeter um vídeo com um pitch do negócio, de maneira a convencerem os tubarões a investir nos seus projetos.