Consultora JLL compra imobiliária de casas de luxo

A JLL Portugal comprou a Cobertura para reforçar o seu departamento residencial criado em 2015. Marca Cobertura vai desaparecer.
Publicado a

A JLL Portugal comprou a Cobertura, uma mediadora especializada na compra e venda de casas de luxo em Portugal, anunciou a consultora imobiliária num comunicado enviado esta segunda-feira.

Com esta operação, cujo valor não foi revelado, a JLL (ex-Jones Lang LaSale) reforça o negócio de habitação em Portugal que lançou no início de 2015 "e no qual obteve resultados muito positivos quer em termos da carteira de projetos em comercialização quer em termos de faturação", pode ler-se no comunicado.

“O negócio residencial é uma das vias estratégicas para o nosso crescimento e esta combinação de forças que agora fazemos com a Cobertura é um passo natural. As duas empresas estão alinhadas em termos de posicionamento, valores e cultura, e completam-se muito bem, fazendo convergir a experiência e conhecimento local da Cobertura, com o âmbito internacional e abrangência de serviços da JLL. Esta união fortalece ainda mais o nosso posicionamento enquanto única consultora one stop shop", comentou o diretor geral da JLL Portugal, Pedro Lancastre.

De facto, com cerca de 30 anos de experiência no mercado português, a Cobertura tem um bom portfolio de imóveis do segmento médio-alto e alto para venda. É o caso do Palácio do Contador-Mor, em Lisboa, cujos imóveis (apartamentos e moradias) custam entre 1,2 e 1,6 milhões de euros. Do Edifício Ópera, na Avenida da Liberdade em Lisboa, onde há aí um apartamento de 1,7 milhões de euros à venda. Ou ainda do Edifício Campo Pequeno , também em Lisboa, onde as casas custam mais de 2,4 milhões de euros.

Segundo a JLL, a Cobertura vai agora tornar-se parte integrante do grupo JLL e continuará a usar a sua própria marca durante um período transitório, findo o qual será integralmente absorvida.

O departamento residencial da JLL passará assim a contar com mais de 50 colaboradores, sendo o maior de uma consultora imobiliária em Portugal. A liderança desse departamento será de Patrícia Barão, que continua no cargo que assumiu em 2015, e ainda por Rui Pereira da Silva, fundador e administrador da Cobertura desde 1987.

"Após quase três décadas de atividade, a Cobertura procurava desde há alguns anos o parceiro internacional ideal para poder impulsionar o seu desenvolvimento e crescimento estratégico. Acreditamos que a JLL, sendo uma consultora global líder em serviços imobiliários, aportará uma escala internacional crucial para o futuro do nosso negócio e permitirá oferecer aos nossos clientes um portfólio de serviços mais amplo e com elevada qualidade”, disse Rui Pereira da Silva.

A área residencial não era, até 2013 e 2014, muito contemplada pelas consultoras imobiliárias, mas começou a ser quando disparou o interesse dos estrangeiros por habitação de luxo ou de apenas segmento alto em Portugal, muito por causa dos vistos gold e da isenção de impostos para reformados.

Além disso há um interesse crescente dos investidores internacionais em comprar edifícios de habitação para recuperar ou já concluídos para depois colocar no mercado de arrendamento.

A CBRE, por exemplo, foi outra das consultoras em Portugal que tem estado muito ativa neste segmento e que, por isso, também criou um departamento residencial em 2015 que, segundo disse o seu director geral Francisco Horta e Costa, é para reforçar em 2016 dado o volume de negócios que já têm em carteira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt