Ando a tentar perceber a abstenção. As pessoas preferem ficar em casa? Falso, o povo mantém a capacidade de mobilização na rua. Temos provas num Estádio da Luz cheio, ao qual se juntaram cafés e casas benfiquistas várias por esse país fora. Temos provas nas fotografias de uma praça do Marquês de Pombal cheia de gente.
Ao domingo não dá jeito porque na segunda-feira é dia de trabalho? Nesta madrugada as ruas ainda estavam cheias de honestos trabalhadores que hoje chegaram a horas ao trabalho.
As filas, cada vez mais raras mas ainda existentes, para as urnas, são uma chatice?Não, não podem ser piores do que a espera de horas para comprar bilhete para ver o Benfica ser campeão.
Já sei, é a crise! A mesma crise que permitiu que bilhetes que custam mais de 100euro fossem vendidos rapidamente.
As pessoas estão desiludidas? E os benfiquistas também não estavam desiludidos depois de anos sem vencer o campeonato e com as memórias de um ano passado em que quase tudo estava ganho e ficou tudo por ganhar?
É o líder que não agarra as pessoas? Jorge Jesus foi criticado durante toda a época mas, no momento certo, estava toda a gente na rua a gritar pela equipa.
Então é esta sensação de que, vote-se em quem se votar, não se consegue nada e fica tudo na mesma? E o que ganhamos, de facto, no nosso dia a dia, na nossa conta bancária e nas nossas condições de vida, quando a equipa do nosso coração ganha um campeonato?
Esta não é uma crítica ao futebol, antes pelo contrário. Isto é um pedido aos políticos para que pensem qual é a melhor estratégia para tornar o futuro deste país numa paixão irracional que arraste multidões ao gritos, que esgote audiências em cada debate televisivo, e nos ponha, em cada manhã, a discutir as estratégias certas e erradas para o Orçamento do Estado, como se de uma jornada se tratasse, que encha as redes sociais de sorrisos e comentários, que ponha bandeiras nacionais em punho e outra colocada no pescoço do Marquês.
Isto também é um pedido a todos nós para que nos apaixonemos pelo nosso país, exatamente como somos apaixonados pelo futebol. A próxima final do nosso campeonato é a 25 de Maio.
Jornalista e autora do blog Dias de uma Princesa