Desafio: tem a certeza que conhece estes logótipos?

Publicado a

Chega-te para lá, Draw Something: o jogo mais popular dos últimos meses foi substituído por uma nova loucura. Chama-se Logo Quiz e foi lançado no final de janeiro pela AticoD. Lidera a tabela de aplicações gratuitas mais descarregadas, sendo que é uma versão "universal" - serve para iPhone e para iPad.

O jogo consiste em adivinhar os nomes a que correspondem os logótipos que surgem no ecrã, conforme o nível de dificuldade escolhido. À medida que acerta, o jogador vai acumulando pontos e ganhando "pistas", que poderá usar depois para os logótipos mais difíceis.

O primeiro nível é quase um passeio. Todos os logótipos são de identificação fácil, casos do Starbucks, IBM ou Nike. No total, este jogo apresenta quase 500 logótipos. E no caso das imagens que denunciam a marca? Bom, as letras são retiradas. Vai ter de reconhecer a HP sem ver lá as letras H e P. E tem de acertar na forma como se escreve a marca - não é Kellogs, é Kelloggs.

Claro que pode sempre tentar arranjar a resposta no Google. O problema é como. Como é que procura algo que não tem nome, mas sim imagem? O Google Goggles ainda não está avançado ao ponto de reconhecer logos incompletos. Além disso, o intuito não é esse, pois não?

A mecânica do jogo é potencialmente viciante e tem a sua componente social. Não sabe qual é o logo? Peça uma dica, que dá pistas sobre o sector onde a empresa opera, por exemplo. Se não for suficiente, há dois botões para perguntar aos amigos no Twitter e no Facebook.

A verdade é que, uma vez iniciando, é difícil parar. O jogo não é apenas extraordinário para testar a memória, é também um exercício interessante de marketing. A forma como certos logos estão registados na nossa memória é deveras impressionante, ao passo que outros estão naquela categoria "eu sei o que isto é, mas não estou a ver" e outros na "nunca vi isto na vida".

Ao mesmo tempo que o Logo Quiz disparou, o Draw Something caiu a pique. A perda de popularidade coincidiu com a aquisição da empresa que faz o jogo, OMGPOP, pela Zynga do Farmville. O jogo Draw Something esteve no topo das aplicações gratuitas para iPhone (também tem uma versão paga). Para descarregar a aplicação, veja na loja da Apple aqui.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt