Chama-se Cinema 4DX, traz uma experiência de ver filmes o mais próximo possível de estarmos no meio da cena e, passados dois anos em Portugal, fomos ver em que ponto é que está.
Tudo começou com uma cadeia de cinemas sul-coreana sempre em busca de inovações para apimentar a experiência de ver um filme nas salas. Em 2016 a NOS estreou as primeiras salas com este sistema na Europa em Gaia e em Almada. Passados dois anos, o responsável da NOS explica-nos no vídeo que, embora não haja planos atuais para colocar o sistema em mais salas, quem experimenta quer repetir. Ao ponto de terem médias de ocupação de 90%.
E o que é o 4DX? É tornar a experiência de ver um filme o mais real possível. Existem mais de 20 efeitos reais, que envolvem movimentos intensos das cadeiras, vento, cheiros, água, vapores. O filme O Predador é o que está em exibição e as cenas de ação e perseguição tornam-se bem mais reais – sem a necessidade de óculos de realidade virtual. O movimento das cadeiras, às vezes suave, outras vezes repentino, acompanha a experiência e ajuda a assustar ou a sentir a ação de forma física. Serve melhor os filmes com mais ação e o bilhete custa €12 euros.
Leia a notícia completa em insider.dn.pt