Dona do Terra Nostra inaugura projeto de 5 milhões

Novo investimento da Bel nos Açores, inaugurado esta terça-feira, pretende valorizar o leite e mostrar que a produção pode ser sustentável
Publicado a

A ideia é produzir o leite mais puro do mercado, a partir de vacas que pastam ao ar livre o ano inteiro. Para isso, foi necessário investir cinco milhões de euros e o resultado vai ser dado a conhecer esta terça-feira, na ilha de S. Miguel, nos Açores.

Trata-se de uma iniciativa da Bel, multinacional familiar de origem francesa, e líder na produção e venda de queijo em Portugal, com as marcas Limiano e Terra Nostra.

A linha a inaugurar hoje enquadra-se no “Programa leite de vacas felizes”, através do qual a empresa quer obter um produto diferenciado e de qualidade superior. Ao mesmo tempo, pretende mostrar que a produção de leite pode ser sustentável na região.

Para assinalar o evento, a Bel vai reunir hoje representantes do setor leiteiro, indústria, comunidade científica e membros do Governo, em Ponta Delgada, para um maior envolvimento de todos na importância de valorizar uma produção sob várias ameaças, desde logo, o excesso de oferta no mercado, sobretudo no último ano, com o fim das quotas leiteiras no espaço da União Europeia.

A Bel tem três unidades em Portugal: uma em Vale de Cambra, onde produz o queijo Limiano e o Pastor, e onde faz o fatiamento utilizado pelas marcas do grupo; e duas nos Açores – na Ribeira Grande são feitos os queijos Terra Nostra e Loreto, e na Covoada está a produção de leite UHT.

O nome atual de Fromageries Bel Portugal corresponde à anterior designação de Lacto Ibérica, na sequência da compra do grupo, em janeiro de 2004. E incorpora por fusão várias empresas de laticínios: Lacto Lusa, Lacto Lima, Lacto Açoreana, Agrolactea e Lacticínios Loreto.

No plano internacional, onde se destacam as marcas A Vaca que Ri, Mini Babybel, Kiri ou Boursin, a empresa, já com 150 anos, chega a 120 países. Emprega 12 mil pessoas de 36 nacionalidades em 27 centros de produção, quatro centros de investigação e 31 escritórios.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt