É uma luta antiga. Há mais de uma década que a Dove incentiva as mulheres a assumirem a sua
beleza real, em vez de buscarem um ideal que imposto pela indústria da
moda e do showbiz.
Ver aqui uma das campanhas mais famosas da marca.
Percebendo que este "mal" não se resolve apenas na consumidora, a marca de produtos de beleza no Canadá decidiu falar para quem é responsável pela criação dos estereótipos de beleza: os diretores de arte e designers responsáveis.
A marca entendeu que estes profissionais são responsáveis por retocar as imagens através de um dos métodos mais conhecidos do mundo que é o Photoshop.
Usando da mesma lógica de manipulação, a Dove lança uma campanha, desenvolvida pela agência Ogilvy, de Toronto, que envolveu a criação de um ferramenta para download e que permite que qualquer um aplique vários efeitos especiais numa qualquer imagem.
Só que no final, quando o utilizador clica na aplicação a imagem volta ao estado original, desfazendo todas as modificações, acompanhada da mensagem: "Não manipule as nossas percepções de beleza real".
A campanha tem, no entanto, colhido algumas críticas, sobretudo daqueles que sempre elogiaram o posicionamento da Dove em relação à defesa da beleza real. "Inteligente mas questionável", sobretudo de "uma marca que se construiu na honestidade", escreve a AdWeek.
Fica Técnica:
Cliente: Dove
Agência: Ogilvy, Toronto
Diretores criativos: Matt Hassell, Ian MacKellar
Diretor de arte: Stefan D'Aversa
Copywriter: Noah Feferman
Account: Aviva Groll
Account Supervisor: Asha Davis