Passaram-se cinco anos desde que a Duall Studio se lançou ao setor criativo nacional com o objetivo de preencher um mercado que não oferecia respostas completas e que se encontrava desprovido de referências na área digital. Meia década volvida, o projeto evoluiu além das expetativas do cofundador, Rui Guerra, que destaca o rápido crescimento do negócio, particularmente em 2022 quando a atividade da empresa aumentou em 120%..Foi em 2018 que Rui Guerra e Duarte Pires fundaram a Duall, representando a dualidade de valências de duas pessoas com visões e estilos distintos, mas com objetivos em comum - criar projetos e soluções inovadoras no digital. "Sentíamos que o que se fazia em Portugal estava ainda longe do que as empresas precisavam", começa por explicar o também diretor criativo..O balanço que faz dos últimos cinco anos é "muito positivo" face a um cenário de rápido crescimento do negócio, da equipa e da carteira de clientes, que já soma mais de 80 desde que a empresa abriu portas. Premiada diversas vezes a nível nacional e internacional por entidades como o Clube da Criatividade de Portugal ou os CSS Design Awards, o reconhecimento também está patente no crescimento de ano para ano da faturação e do aumento em 120% na atividade..Relativamente a 2023, as perspetivas são de contínua evolução, "embora de forma mais gradual", mantendo-se como foco principal a qualidade e serviço ao cliente..A empresa dedica-se a ajudar as organizações com soluções que vão do design ao desenvolvimento de websites ou aplicações móveis, passando pela vertente tecnológica de programação e desenvolvimento de software, e é nestas soluções que Rui Guerra acredita que a Duall se diferencia..Entre os projetos que abraçaram surgem marcas como Vans, Burberry, Timberland, Red Bull e Super Bock, além da relação de longo-prazo enquanto agência digital da plataforma de apostas Betclic..O crescimento sustentado do negócio ao longo dos últimos cinco anos serviu também de ponto de partida para uma nova parceria entre o estúdio criativo e a empresa Akt, que em conjunto criaram, recentemente, uma software house - empresa focada no desenvolvimento de software e programação -, a que chamaram Byld. "Através deste passo, a Duall estará cada vez mais focada em projetos criativos e centrados no design, mas com a possibilidade de assegurar uma oferta mais completa com especialização distinta", afiança o cofundador..O setor criativo, particularmente no digital, tem sofrido grande evolução e crescimento com cada vez mais empresas e estúdios em Portugal, algo que para o fundador da Duall "só pode ser positivo para o mercado em geral. Temos como lema ser os melhores, mas não queremos estar sozinhos nesta corrida"..Na verdade, na opinião de Rui Guerra, só com outras empresas como referência é que será possível continuar a evoluir em direção a um mercado com "cada vez mais qualidade"..Não obstante a importância de existir um ecossistema de empresas criativas que contribuam para um setor mais completo, o diretor criativo não deixa de referir que este "é um trabalho de todos", inclusive das universidades.."Sentimos que tem havido um grande esforço por parte das empresas para promover a criação de talento qualificado", afirma, sublinhando que a academia deve adaptar-se à necessidade de formação dos profissionais para corresponder às expetativas do mercado..Quanto ao futuro do setor, as perspetivas apontam para que continue a crescer, principalmente nas áreas de UX design, UI design e design de produto, vertentes cada vez mais necessárias para que as empresas tenham "uma presença online coerente e eficaz".