A Google lançou o Android 16 a 10 de junho de 2025, pelo que estará a chegar aos telemóveis e tablets com este sistema operativo nos próximos dias. Para já, os Pixel, os smartphones da marca norte-americana, são os primeiros a já ter disponível esta atualização, que se foca na produtividade, acessibilidade e integração de IA, além de incluir funcionalidades exclusivas para estes dispositivos.
Um recurso central é o novo suporte para Janelas de Ambiente de Trabalho e Ecrãs Conectados — algo que já conhecemos da Samsung, com o DEX.
Esta funcionalidade permite que telemóveis e tablets Android se conectem a monitores externos, operando de forma independente e adaptando aplicações para ecrãs maiores, com uma barra de tarefas para multitarefa fluida.
A colaboração com a Samsung visa estender estas capacidades a outros dispositivos Android, posicionando o sistema como uma plataforma versátil para produtividade
Já ao nível do ecossistema Google, destaque para o Editor de Imagens incluído no Google Fotos, que foi redesenhado e oferece agora a todos os utilizadores sugestões de edição impulsionadas por IA com um único toque. Além disso, as ferramentas como Magic Editor e Magic Eraser, antes exclusivas do Pixel, estão agora disponíveis sem subscrição.
Outra novidade é o Emoji Kitchen, que oferece novas combinações de autocolantes via Gboard.
A nível de acessibilidade, passam ainda a ser suportados Aparelhos Auditivos LE Audio, com maior facilidade em alternar com o microfone do telemóvel para chamadas mais nítidas em locais ruidosos, com controlo nativo.
E a nível de segurança introduz-se a Proteção Avançada, que ativa as funcionalidades de segurança do Android contra ataques online, aplicações maliciosas e fraudes, com um único toque.
O June Pixel Drop de 2025 anuncia um novo widget Pixel VIPs na aplicação Contactos que promete manter os utilizadores conectados às suas pessoas favoritas, exibindo comunicações recentes, aniversários e permitindo que os VIP ignorem o modo “Não Perturbar”.
As Legendas Expressivas capturam nuances da fala em vídeos, como tom, volume e sons ambientais (ex: espirro) e inclui a duração de palavras longas.
A Pesquisa ao Vivo na Lupa permite identificar objetos no ambiente em tempo real, destacando correspondências e vibrando. Disponível no Pixel 5+.
Outras exclusividades incluem um Indicador de Saúde da Bateria, que passa a estar disponível no Pixel 8a e mais recentes, bem como a criação de Autocolantes Gboard Personalizados com Pixel Studio, no Pixel 9+ via IA generativa.