Foi inaugurado esta quarta-feira em Saragoça, Espanha, o maior centro comercial da Europa, escreve o espanhol Expansion.
A imobiliária British Land e o fundo Orion Capital investiram 400 milhões de euros no Puerto Venecia, projeto que vem tirar o Marineda City, na Corunha, do topo dos maiores centros comerciais espanhóis.
O Puerto Venecia conta com 206 mil metros quadrados, 150 lojas, um rocódromo e um lago navegável de um hectar que, no inverno, se converte numa pista de gelo.
Este é o resultado da segunda fase da construção do centro, que se iniciou em 2007 e esteve interrompida em 2008, devido à crise.
O alargamento da área em 99 mil metros quadrados deveu-se à entrada em cena do Orion Capital, fundo que comprou em 2011 à família Carbonell, proprietária da Copcisa, 50% da sociedade promotora do projeto.
Destaca-se no Puerto Venecia um enorme armazém de 40 mil metros quadrados do El Corte Inglés mas empresas como a Primark, a Desigual, a H&M, a Cinesa ou o Inditex estão também representadas.
O centro comercial vai permitir juntar 3 mil postos de trabalho aos mil do parque de retalhos existente desde o início do projeto, em 2007.