Infraestruturas de Portugal integra BCSD Portugal

A BCSD Portugal agrega 200 empresas nacionais comprometidas com a sustentabilidade e faz parte do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)
Infraestruturas de Portugal integra BCSD Portugal
Publicado a

A organização responsável pela gestão das redes ferroviária e rodoviária nacionais anunciou esta qaurta-feira, 11 de junho, que passou a integrar a BCSD Portugal. O organismo reúne quase duas centenas de empresas que têm de cumprir uma série de requisitos na área da sustentabilidade, mostrando o seu compromisso com a transição para modelos de negócio mais sustentáveis, responsáveis e resilientes. “Com esta adesão, a IP reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, permitindo à IP impulsionar a implementação de soluções, mecanismos e ferramentas inovadoras, que respondam aos desafios diários de gestão da sua atividade”, diz a IP em comunicado enviado às redações.

“A adesão da Infraestruturas de Portugal, empresa pública de referência na gestão das redes rodoviárias e ferroviárias nacionais, reforça o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável”, diz, por seu lado, a secretária-gerla da BCSD Portugal, Filipa Pantaleão. “A sua escala e presença no território conferem-lhe um papel determinante na promoção da mobilidade sustentável, na descarbonização e na resiliência do território — pilares essenciais para uma economia mais competitiva, inclusiva e alinhada com os desafios da transição climática. O contributo da IP é, por isso, também estruturante para o desenvolvimento económico do país. Esta integração fortalece a rede de empresas do BCSD Portugal, unindo esforços públicos e privados para negócios mais sustentáveis”.

No mesmo documento, a empresa liderada por Miguel Cruz, reafirma que a sua gestão passou a integrar os critérios ESG como um imperativo. “Toda a equipa da Infraestruturas de Portugal trabalha diariamente para aproximar comunidades, construindo ligações que impulsionam o progresso e fortalecem a coesão do país. Estamos empenhados em garantir que a nossa atividade contribui ativamente para um sistema de mobilidade mais sustentável, resiliente e centrado nas pessoas”, diz o presidente da IP.

“A sustentabilidade é um imperativo de gestão, e a nossa adesão ao BCSD Portugal representa mais um passo na construção de um setor mais responsável, inovador e preparado para os desafios do futuro — alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com os princípios ambientais, sociais e de boa governança”, conclui.

A BCSD Portugal tem, na sua rede, empresas de todas as dimensões, e tem-se mostrado um importante ator social para que muitas delas consigam implementar de forma consistente e coerente os critérios ESG a que estão obirgadas, ao mesmo tempo que tenta aproximá-las da sociedade civil através de ações concretas desenvolvidas ao longo do ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt