Tiago Mesquita estava cansado de enviar currículos e de não receber respostas. Fartou-se de ser ignorado. Criou a sua marca, meteu-se numa caixa de cartão e entregou-se na agência criativa Torke. Com correio registado."Achei que deste modo pelo menos garantia que ia ser recebido pelo diretor criativo, o que nem sempre é fácil", lembra o agora diretor de arte da BBDO de 28 anos.Leia ainda: Empresas avisam: ''Não enviem currículos, não lemos papel''Tentou que os Correios fizessem a entrega, mas não conseguiu. A opção foi pedir a um amigo, vestido a preceito, para fazer a entrega do Menor Criativo do Mundo. "A caixa de papelão tinha umas brechas [por onde dava para respirar] e era acompanhada por um livro de instruções sobre como tratar o Menor Criativo do Mundo [tem 1,53 m] que era o meu currículo", conta. Resultado? "Acharam graça e por lá fiquei."Conheça a página O Menor Criativo do MundoPara trás ficou o Estágio Improvável, processo lançado igualmente pela Torke, em que Tiago Mesquita tinha, numa espécie de duelo criativo, responder no mais curto espaço de tempo ao desafio proposto. Foram pelo menos 50 duelos, mas sem conclusão.A Torke entretanto reestruturou, saíram pessoas. "Ganhei alguns prémios no Clube de Criativos com trabalhos que fiz na agência, como o Forretas.com, e a TBWA convidou-me", recorda. Foi há dois anos. Na agência produziu Twitter Urbano e Angry Birds, trabalhos que venceram inúmeros festivais entre os quais o Eurobest.O agora diretor de arte da BBDO (a TBWA fundiu-se este ano com esta agência do grupo Omnicom) já concorreu ao Young Lions, em ativação. Este ano voltou à carga e vai participar em imprensa, ativação e digital. "Gosto muito do que faço", diz animado.Mas tanto gosto pela publicidade poderia ter ficado pelo caminho. Acabou o secundário e foi trabalhar para um call center "feito parvo". Esteve 2,5 anos a receber pedidos de ajuda dos clientes. Decidiu voltar a estudar, fez o curso de Design no IADE, e pagou o curso com o salário do call center. Esteve por lá quatro anos.Despertou para o mundo da publicidade depois de ver uma peça na televisão, curiosamente sobre a Torke. Mas não ficoi muito convencido pela ideia de fazer a vida a vender ideias criativas. "Até desdenhei um pouco", lembra. Mas, como diz o ditado, pela boca morre o peixe e acabou por ser essa a sua carreira de eleição. "Fui ganhando gosto pelo trabalho. Se um dia deixar de ser publicitário gostaria de ser pescador. Uma coisa completamente zen", diz.Veja ainda: Um CV que é um jogo de MonopólioAos 28 anos, quatro em publicidade, Tiago Mesquita mantém viva a marca O Menor Criativo do Mundo, trazendo para a ribalta o elemento que o distingue de qualquer outro criativo num primeiro olhar: os seus 1,53 m de altura. "Gosto de manter a marca. De lá para cá não cresci mais e outros criativos de outras agências até me chamam de O Menor", relata. Não tem a marca registada mas não receia que alguém se aproprie indevidamente. "Há uma espécie de acordo de cavalheiros", diz. E, se "aparecer um criativo mais pequeno [do que eu], serei não O Menor... mas o Middle One [o do Meio]", diz humorado.O criativo/marca tem uma página no Facebook onde vai partihando os seus projetos com os seus pouco mais de mil seguidores. Projetos profissionais e pessoais, como HeArt - The Art of Living. Onde colocou um chip perto do coração que abre um website no seu smartphone."Decidi fazer este .projecto tendo a ideia de implantar no meu peito um chip NFC. Este chip .tem a particularidade de poder gravar um link nele", descreve. "Decidi fazer .um site ao género de um Tumblr ou Instagram, e coloquei tudo com que me. identifico, gostei e gosto, amei... enfim momentos da minha vida", continua."E .assim gravei esse link, a esse mesmo chip. Desta forma consegui fazer .aquilo que metaforicamente se dizia, que o que amamos, guardamos no .coração. Ou neste caso, perto do meu", sintetiza.E acaba de ser nomeado em Criatividade nos Prémios Novos 2014, evento organizado por Fernando Alvim (Antena 3, Termómetro Unplugged), juntamente com Hugo Veiga (Ogilvy & Mather São Paulo) e Miguel Durão (Buzzmedia). O vencedor será conhecido no dia 15, na Culturgest, em Lisboa.