Ex-secretário de Estado do Tesouro é o novo presidente da IP

A assembleia geral da Infraestruturas de Portugal (IP) aprovou o novo conselho de administração da empresa pública, sob proposta pelos Ministérios das Finanças e das Infraestruturas e Habitação.
Publicado a

Miguel Cruz, ex-secretário do Tesouro no anterior Governo de António Costa, será o novo presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) e Carlos Fernandes e Maria Amália Almeida serão os vice-presidentes, informou esta sexta-feira o Ministério das Infraestruturas num comunicado enviado às redações.

Vanda Nogueira, Alexandra Barbosa e Ana Isabel Coelho serão vogais.

A nova direção da IP para o triénio 2022-2024, proposta pelos Ministérios das Finanças e das Infraestruturas, foi aprovada esta sexta-feira pela assembleia geral da empresa pública, segundo a mesma nota.

O novo presidente da IP, Miguel Cruz, foi secretário de Estado do Tesouro do ministro das Finanças João Leão, entre junho de 2020 e março de 2022, durante o segundo e curto Executivo de António Costa que caiu no final de 2021 com o chumbo do Orçamento do Estado para 2022.

Doutorado em Economia pela London Business School, é licenciado em Economia, mestre em Gestão e tem um MBA com especialização em Finanças, pela Universidade Católica Portuguesa. Recentemente foi presidente dos conselhos de administração da Parpública - Participações Públicas SGPS, S.A., do Circuito do Estoril S.A., e da Sagesecur - Sociedade de Estudos, Desenvolvimento e Participação em Projetos, S.A., e vogal não executivo do conselho de administração da AdP - Águas de Portugal, SGPS, S.A entre 2017 e 2020.

Segundo a nota curricular enviada pelo Ministério das Infraestruturas, Miguel Cruz desempenhou ainda funções como presidente do conselho diretivo do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2017, presidente do conselho de administração da AdIp - Agência de Inovação, S.A., entre 2012 e 2014, presidente do conselho de administração do Cedintec - Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos, S.A., para além de vice-presidente da SPGM - Sociedade de Investimento, S.A.

Miguel Cruz é, ainda, embaixador em Portugal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS das Nações Unidas/Global Compact Portugal.

Desde 1989, é professor convidado em diversas universidades e, em particular, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Autónoma de Lisboa, onde é professor auxiliar convidado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt