A fábrica da Mitubishi Fuso no Tramagal mantém a produção de mini-camiões mesmo perante a ameaça de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi transmitida esta terça-feira por fonte oficial da fábrica detida pelos alemães da Daimler. Apesar de manter a produção, esta fábrica teve de fazer algumas adaptações.
"Existiu um ligeiro ajustamento da produção mas a previsão é a continuação da laboração", referiu fonte oficial. A decisão é conhecida horas depois de a Autoeuropa e de a PSA Mangualde terem anunciado a suspensão da linha de montagem até ao final deste mês por receio dos impactos do Covid-19.
A Mitsubishi Fuso garante que está a ser adotado o plano de contingência recomendado pela Direção-Geral da Saúde e que estão a ser testados equipamentos para a adoção do regime de teletrabalho fora da linha de montagem.
Existe ainda um "número reduzido" de operários que tiveram de ficar em casa para ficar a tomar conta dos filhos, na sequência do encerramento das escolas a partir desta segunda-feira.
A Mitsubishi Fuso do Tramagal é a terceira maior fábrica de automóveis de Portugal. Conta com 500 operários e produziu 8795 unidades em 2019 (+6,8% face a 2018). Representou 2,5% da produção automóvel total. Também foram montadas 2241 unidades para os Estados Unidos, sem motor.