A 360imprimir recebeu um investimento de três milhões de euros em série A. Esta ronda de financiamento foi totalmente subscrita pela sociedade de capital de risco Pathena, segundo comunicado enviado esta terça-feira às redações. Este montante vai permitir à gráfica online portuguesa reforçar a aposta nos mercados internacionais. Os seis sócios fundadores mantêm a maioria do capital desta startup.
Ao Dinheiro Vivo, João Matias conta como se concretizou a operação. "Apresentámo-nos a um conjunto de potenciais investidores em março. Foi a partir de contactos feitos em Portugal que esta operação começou a ser desenhada. Não foi um encontro por acaso", indica um dos seis sócios fundadores da 360 imprimir. Este sócio destaca que a Pathena "valorizou o projeto e a sua capacidade de execução".
Para António Murta, líder do fundo Pathena, “a 360imprimir revolucionou a indústria da impressão. Através de um processo self-service para particulares e PME’s, e sem meios de produção próprios, o seu modelo de negócio é muito atrativo. O constante crescimento da empresa vem confirmar a qualidade do trabalho produzido e a capacidade de trabalho dos seus gestores”, refere, citado em comunicado.
Com esta operação, a 360imprimir integra o Pathena Fund, um dos fundos da sociedade de capital de risco, criado em maio de 2013 e que conta com 50 milhões de euros para empresas de inovação e tecnologia em crescimento. No portefólio conta com participações na Brisa Inovação; na i2S – que atua na área dos seguros -; na TNI Medical AG – empresa médica que atua na Alemanha -; e na startup financeira (fintech) ebankIT, de acordo com a informação disponível na página da Internet.
Equipa é para duplicar
A 360imprimir vai aproveitar para expandir-se internacionalmente. Chile e Argentina são os dois próximos países, adianta João Matias. "O ambiente competitivo na América Latina é muito favorável, porque somos os primeiros a chegar a este mercado com esta proposta. Não gastamos muito dinheiro em marketing, por exemplo", refere um dos sócios.
Este crescimento vai levar esta startup a mais do que duplicar a equipa até ao final de 2017. "Queremos passar das 70 para as 190 pessoas. Este vai ser um processo bastante acelerado e visa preparar a equipa para nos focarmos em vendas e não em custos com recursos humanos", diz João Matias.
Esta startup portuguesa desenvolveu um software que permite organizar impressões de vários clientes numa mesma folha impressa, otimizando a produção e diminuindo em cerca de 80% os custos.
Em apenas três anos, a 360imprimir já tem 260 mil clientes e em quatro mercados: Portugal, Espanha, Brasil e México. Numa primeira fase a empresa apostou na Península Ibérica e só depois avançou para a América do Sul - região geográfica que pretende continuar a explorar.
Até ao final deste ano, a empresa espera faturar mais de 7 milhões de euros, um crescimento perto de 300% acima do registado em 2015.
A 360 imprimir foi criada em 2013 por seis sócios. Diogo Silva, João Matias, Jorge Correia, José Salgado, Pedro Gaspar e Sérgio Vieira investiram, na altura, 10 mil euros em capitais próprios.
A 360imprimir esteve na rubrica de Fazedores em janeiro de 2015. Recorde aqui a reportagem do Dinheiro Vivo