ImportHub: a startup que quer facilitar a importação de carros para Portugal

Startup é lançada com recurso a capitais próprios e tem metas ambiciosas de crescimento
Rodrigo Herrero e José Branquinho da Fonseca são os fundadores da ImportHub
Rodrigo Herrero e José Branquinho da Fonseca são os fundadores da ImportHubD.R.
Publicado a

A revolução dos elétricos, a crise dos chips, as guerras comerciais, as preocupações com a sustentabilidade e as alterações de estratégia das grandes construtoras automóveis têm marcado os últimos meses, e tornado cada vez mais complexa e incerta uma indústria que, até há muito pouco tempo, funcionava como um pulmão para muitas economias.

Os atrasos nas entregas de novos modelos e a recente alteração do Imposto Sobre Veículos, que torna a importação de automóveis menos onerosa deu o mote para a concretização da ideia. A ImportHub nasce neste contexto, para dar resposta a particulares e empresas.

A startup foi criada por José Branquinho da Fonseca e Rodrigo Herrero que, com formação em Direito e Gestão de Empresas, respetivamente, identificaram uma oportunidade no mercado nacional: a necessidade de facilitar a importação de automóveis que, acreditam, “pode ser uma solução eficaz para ajudar famílias e empresas", proporcionando "maior diversidade de opções”, dizem em comunicado.

O investimento inicial – cujo valor os fundadores não querem revelar – foi totalmente feito com recurso a capitais próprios, e “direcionado essencialmente para o desenvolvimento da plataforma digital e a estruturação da operação da empresa”, dizem em declarações ao Dinheiro Vivo. “Nesta fase, estamos focados em consolidar a nossa operação e para isso definimos uma estratégia financeira sólida para garantir um crescimento sustentável”, garantem ainda.

Atualmente, a startup conta apenas com os dois fundadores a trabalhar, que depois de alguns anos de experiência em consultoria, “estão totalmente dedicados ao crescimento do projeto. No entanto, prevê-se a expansão da equipa até ao final do ano, garantindo que o aumento do volume de negócio mantém a relação de proximidade com os clientes e assegura um acompanhamento permanente em todas as fases da importação”, adiantam.

Simplificando, a ImportHub pretende descomplicar a importação de veículos, um processo que ainda é visto como muito burocrático e dispendioso por grande parte dos portugueses. Basicamente, pode chegar ao site da ImportHub, indicar que orçamento tem para a compra de um carro e pedir que tratem de tudo por si. A ImportHub compromete-se a, em 24 horas, fazer-lhe chegar um Orçamento que contempla todas as despesas associadas ao processo de compra, transporte e legalização do automóvel.

“A ImportHub garante total transparência em cada etapa do processo, desde a escolha do veículo até à entrega em Portugal, num prazo médio de 30 dias. Relatórios detalhados sobre quilometragem, histórico de sinistros e propriedade são fornecidos antes da compra, garantindo segurança e tranquilidade aos clientes”, afirmam ainda José e Rodrigo.

E esclarecem que "o serviço da ImportHub é cobrado ao cliente final exclusivamente pelo seu próprio valor, sem qualquer taxa adicional sobre a poupança face ao mercado nacional". Ou seja, "qualquer vantagem económica obtida na compra do veículo reverte integralmente para o cliente. Importante referir que, todos os valores apresentados são chave na mão, garantindo total transparência e assegurando que não existem custos adicionais ou surpresas ao longo do processo", salientam ao DV.

Apesar de não revelarem o valor do investimento inicial, os empreendedores partilharam com o DV as estimativas para o primeiro ano de atividade: garantir um número entre os 40 e os 60 clientes, o que se deverá traduzir numa faturação superior a 100 mil euros e um valor global de automóveis transacionados superior a um milhão de euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt