A Tryp.com, uma startup tecnológica que usa inteligência artificial na combinação de dados de 70 milhões de voos, comboios, autocarros e hotéis, para dar sugestões de viagens ao melhor preço, levantou 3,1 milhões de euros. A ronda de financiamento foi liderada pela portuguesa Iberis Capital, uma venture capital (VC) com participações em unicórnios e algumas das startups nacionais mais promissoras, como a Unbabel, Codacy, Sensei e Tekever.“Criar uma empresa que se torna um nome de referência é caríssimo”, explica ao Dinheiro Vivo o cofundador e CEO da Tryp.com, André Sousa, confessando que teve de ultrapassar a desconfiança inicial gerada pelos preços baixos apresentados pela plataforma. “Quando lançámos a plataforma, em 2022, lembro-me de termos os fundadores a falar ao telefone com potenciais clientes em Portugal para os convencer de que somos uma empresa legítima. Tivemos imensa dificuldade em explicar às pessoas que sim, os nossos preços são reais e que enviamos os cartões de embarque por e-mail.”Com esta ronda, a Tryp.com vai poder expandir a equipa tecnológica, que trabalha a partir de Portugal, o que se poderá traduzir num ritmo mais acelerado de novidades. “Esperamos ter mais de 25 pessoas até ao final do ano”, prevê André Sousa. “Trabalhamos de todo o mundo, os horários são flexíveis e os trabalhadores têm uma percentagem da empresa: é assim que é trabalhar na Tryp.com”, acrescenta.Com o objetivo de mudar a forma como as pessoas planeiam as suas viagens, a equipa está a trabalhar agora numa solução para fazer sugestões mais rápidas e mais complexas. A Tryp.com permite combinar de forma intuitiva e económica diferentes meios de transporte, como avião, comboio e autocarro, cobrindo mais de 7000 destinos globais. Em breve, a plataforma vai lançar também a opção de comprar voos só de ida com a tecnologia de interlining (que combina vários meios de transporte numa só viagem), reservar hotéis diretamente aos melhores preços, adicionar mais comboios e ferries nas viagens, explica André Sousa.Pensando na sustentabilidade, a plataforma está continuamente a mapear estações e paragens de autocarros, bem como a integrar novos fornecedores para garantir uma experiência de viagem mais eficiente e ecológica.“Atualmente, os nossos melhores mercados são Portugal, Dinamarca, Alemanha e Inglaterra”, revela o cofundador. “Oferecemos os preços mais baixos, independentemente da localização do utilizador, portanto não temos barreiras para crescer. A única verdadeira barreira é criar confiança com os utilizadores. É por isso que estamos a apostar em televisão e no foco durante este ano em Inglaterra e Alemanha.”Para concretizar esta visão, a ronda de financiamento contou com o apoio estratégico de grandes grupos de media, como a ITV, a maior rede de televisão privada do Reino Unido, e a RTLZWEI, canal de televisão alemão, além do investimento da VC britânica Edenbase.“Sabíamos que a televisão era um meio excelente para nos estabelecermos como marca, mas parecia-nos um investimento gigante”, admite André Sousa. A apresentação da plataforma em Londres, há um ano, despertou o interesse da ITV, cujos frutos a startup colhe agora. O interesse da alemã German Media Pool, que representa a RTLZWEI, também surgiu na mesma altura. “Um dos investidores confessou-me que, há vários anos, deixou escapar uma oportunidade de investimento numa empresa chamada Airbnb, e que desta vez não queria cometer o mesmo erro com a Tryp.com”, conta o CEO.A plataforma já conta com 2,5 milhões de utilizadores e, com estas parcerias, ficará agora exposta a um universo de 22 milhões de espetadores no Reino Unido e na Alemanha, através de campanhas televisivas e digitais. “Vamos lançar o nosso anúncio de televisão em breve e apostar fortemente no marketing de crescimento, além de muitas novidades de produto que estão para breve”, adianta André Sousa.Num setor altamente competitivo, a Tryp.com aposta em eficiência e inovação para se destacar. Fundada em junho de 2021, a startup nasceu da vontade de arriscar de seis jovens – quatro portugueses e dois dinamarqueses – que se juntaram em Odense, na Dinamarca, e, no ano seguinte, lançaram a plataforma em Portugal. Desde então, já captaram mais de quatro milhões de euros em financiamento e atualmente têm uma avaliação de 14,3 milhões de euros.